Siga o OTD

Coronavírus

CT Time Brasil reabre na próxima semana após quatro meses

Após ser fechado pela pandemia, CT Time Brasil retoma atividades com máximo de 40 pessoas, com testes para o coronavírus

CT Time Brasil - COB - Coronavírus - Missão Europa
CT Time Brasil será reaberto depois de 4 meses (Divulgação/COB)

Notícia boa para o esporte olímpico brasileiro. Na próxima segunda-feira (20), o CT Time Brasil, principal local de preparação da elite do alto rendimento do Brasil, será reaberto depois de quatro meses, segundo o GloboEsporte. O espaço, localizado junto ao Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, foi fechado devido à pandemia de coronavírus.

O CT Time Brasil, entretanto, vai receber uma capacidade máxima de apenas 40 pessoas, entre atletas, técnicos e funcionários, seguindo protocolos de segurança sanitária. Todos passarão por testes para coronavírtus antes de retornarem de fato ao CT Time Brasil. Em caso de diagnóstico positivo, eles não poderam entrar no local e serão submetidos à quarentena.

+Natação convoca 15 atletas para Missão Europa em Portugal

Neste primeiro grupo estarão atletas que residem no Rio de Janeiro e já estão classificados para a Olimpíada de Tóquio ou em busca da vaga olímpica.

Quem retorna

Entre os nomes que vão voltar a treinar no CT Time Brasil estão Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Guilherme Costa, da natação. Ambos optaram por não ir a Portugal pela Missão Europa, promovida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

Além disso, atletas do vôlei de praia e canoagem também começam a treinar nas dependências do CT do Time Brasil na próxima semana. É o caso da dupla Ágatha e Duda, que já retomaram os treinamentos em um clube na Barra da Tijuca, e de Ana Sátila e Pepê Gonçalves. Eles poderão utilizar as instalações do CT como academia, fisioterapia e o labóratório do Parque Olímpico.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O local também conta com o centro de treinamento da ginástica artística brasileira. Os atletas estão no primeiro grupo da Missão Europa e devem retornar ao CT Time Brasil após o período em Portugal. Apesar da capacidade para receber cerca de mil pessoas, o espaço terá até 20 atletas no máximo, por enquanto.

Missão Europa

Missão Europa começa dia 17 de julho (Rafael Bello/COB)

O COB recebeu autorização do Governo de Portugal e confirmou para sexta-feira (17) a data do embarque da chamada Missão Europa, série de treinamentos envolvendo diversas modalidades esportivas em solo português. Nessa data, viajam boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação.

Para conseguir realizar o projeto, foram desenvolvidos protocolos rígidos de controle contra a contaminação do coronavírus. Todos os integrantes da delegação serão testados até 72 horas antes da data do embarque e só poderão viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR.

+VEJA MAIS SOBRE A MISSÃO EUROPA

Assim que chegarem em Portugal, eles repetirão o procedimento e permanecerão em isolamento por 48 horas, até a divulgação do resultado da sorologia.

A Missão Europa terá, assim, duração de julho a dezembro e tem como principal objetivo dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiado por causa do coronavírus.

Mais em Coronavírus