Siga o OTD

Tóquio 2020

Membro do Comitê Organizador de Tóquio 2020 testa positivo

Sem revelar a identidade, Comitê Organizador de Tóquio 2020 divulga que um de seus membros está com o novo coronavírus

Tóquio 2020 - adiamento Olimpíadas de Tóquio - Japão - COI - coronavírus
Bandeira olímpica e o logo de Tóquio 2020 (Ryo Ichikawa/Tokyo 2020)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 revelou na quarta-feira (22) que um de seus membros testou positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

Segundo agência de notícias Reuters, a organização se manifestou por meio de um comunicado. A vítima é um homem de aproximadamente 30 anos, que trabalha na sede do Comitê e que já se encontra cumprindo quarentena em casa.

Ainda conforme a nota, “aqueles que tiveram contato próximo com o paciente” também foram colocados em isolamento doméstico. O Comitê Organizador ainda esclarece que “o andar em que o indivíduo trabalhava será fechado e desinfetado”.

Por fim, o comunicado informa que a maioria dos cerca de 3,8 mil funcionários do Comitê Organizador Tóquio 2020 “trabalha em casa desde que o governo japonês anunciou estado de emergência no início deste mês (abril)”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em março, o avanço da pandemia da COVID-19 e a pressão de atletas e entidades esportivas levaram os Comitês Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador a adiarem os eventos na capital japonesa para 2021. A Olimpíada será entre 23 de julho e 8 de agosto e a Paralimpíada foi remarcada para o período de 24 de agosto a 5 de setembro.

Nada a esconder

O executivo-chefe do Comitê Organizador prometeu “transparência” ao público japonês, nesta quinta-feira (23), sobre o custo adicional em decorrência do adiamento provocado pela pandemia de coronavírus.

“É altamente provável que a despesa seja superior ao orçamento originalmente planejado”, disse Toshiro Muto, falando através de um intérprete em uma teleconferência semanal.

Reunião entre COI e Comitê Organizador de Tóquio 2020 sobre gastos extras em meio à pandemia de coronavírus
Reunião entre COI e COJO de Tóquio 2020 (Reprodução/tokyo2020.org)

Nem os organizadores japoneses nem o Comitê Olímpico Internacional disseram quanto custará adiar Tóquio 2020 por um ano. As primeiras estimativas no Japão variam entre dois e seis bilhões de dólares.

Toshiro Muto ainda disse que o valor exato não é claro, “mas prosseguiremos com transparência e explicaremos aos contribuintes sobre os custos”.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tóquio 2020