Siga o OTD

COB

COB registra crescimento expressivo nas redes sociais

COB fecha ano de 2023 com ganho de mais de 500 mil seguidores nas redes sociais

Atletas e dirigentes do COB sentados na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023; COB teve crescimento nas redes sociais graças a eles
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) teve motivos de sobra para comemorar em 2023. Além do bom desempenho esportivo, com a melhor campanha da história em Jogos Pan-Americanos e 20 medalhas conquistadas em campeonatos mundiais no ano, o COB brilhou também nas redes sociais, com um crescimento de quase 10% no número total de seguidores.

Entre novembro de 2022 e novembro de 2023, as páginas do Time Brasil ganharam mais de 500 mil seguidores, passando de 5,1 milhões para 5,6 milhões, somando YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. O maior número registrado foi em outubro deste ano, graças à cobertura especial de Santiago-2023.

Durante o período, os perfis do COB lideraram o ranking de crescimento absoluto entre comitês olímpicos nacionais. Foram, no total, 223,1 mil novos seguidores em todas as redes. O Chile, país-sede dos Jogos Pan-Americanos, veio em segundo lugar, com 53,3 mil, enquanto os Estados Unidos ficaram na terceira colocação, com 13,7 mil.

O Brasil liderou também em número de posts (1,5 mil), engajamento total (8,1 milhões) e total de visualizações de vídeos (36,8 milhões), de acordo com levantamento da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), através do Digital Accelerator Program.

Cobertura do Pan

O YouTube do Time Brasil realizou uma transmissão histórica dos Jogos Pan-Americanos ao vivo em cinco canais, exibindo todas as disputas com atletas brasileiros. O canal contou com apresentadores e repórteres especiais, como Álvaro José, Fernando Nardini e a campeã olímpica Fe Garay.

Durante o evento, a página registrou crescimento de 116 mil novos seguidores, chegando a 256 mil e, assim, ultrapassou o perfil do Team USA, do comitê olímpico dos Estados Unidos, se tornando o maior canal entre os de comitês. Em novembro de 2022, a página do COB contava com 54,1 mil inscritos.

Números nas redes

Outro número relevante foi observado no Instagram. O @TimeBrasil alcançou a marca de 1 milhão de seguidores no início de outubro, fechando novembro com mais de 1,1 milhão. O pico, novamente em outubro, foi de 95,1 mil novos inscritos.

Facebook e Twitter também registraram maior crescimento no mês dos Jogos Pan-Americanos, com 14,3 mil e 7,8 mil respectivamente. Além disso, no TikTok, a página do Comitê Olímpico do Brasil ganhou 100 mil seguidores em um ano, passando de 1,2 milhão para 1,3 milhão.

Em 2024, a expectativa é de novo crescimento recorde. Com a realização dos Jogos Olímpicos em Paris, o COB já se prepara para mais uma cobertura in loco, levando ainda mais conteúdo do Time Brasil diretamente da França para a torcida através das redes sociais.

*De Time Brasil

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em COB