Siga o OTD

Paris 2024

Vila Olímpica: Brasil fica longe do agito e perto de restaurante

COB explica estratégia e vantagens na escolha do edifício do Time Brasil na Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris

Vila Olímpica de Paris-2024
À esquerda, está o edifício onde o Time Brasil vai se basear, com local da escadaria que será construída e restaurante principal (Foto: COB)

Restando 200 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil já sabe onde sua delegação vai fincar suas bases na capital francesa. O COB, Comitê Olímpico do país, esmiuçou os detalhes sobre o prédio escolhido na Vila Olímpica. A reportagem foi publicada pelo GE.Globo.com e assinada por Giovana Pinheiro (ex-Olimpíada Todo Dia) e Marcel Merguizo. 

A moradia dos esperados 300 atletas brasileiros em Paris-2024 vai ficar localizada em um bloco no fundo da Vila Olímpica, longe do agito da entrada principal e muito perto dos restaurantes. Além disso, o COB e comitês de outros países negociaram com os organizadores do evento um atalho entre o setor e área de alimentação. Anteriormente, no projeto inicial, era preciso dar a volta em um jardim para fazer o trajeto. Agora, a distância acabou encurtada com a construção de uma escadaria.

“O Brasil, assim como os países alocados no Setor D da Vila Olímpica, solicitaram um acesso mais próximo à entrada do refeitório para evitar o deslocamento até a entrada principal. O Comitê Organizador acatou a solicitação e estará abrindo uma passagem de escadas próxima ao setor D, o que nos ajudará bastante com o fluxo de entrada e saída do refeitório. Considerando que os atletas vão até o local 3 a 6 vezes ao dia, consideramos uma adaptação importante”, explicou o COB a pedido do GE.

Outras vantagens do “fundão”

A escolha pelo setor mais fundo da Vila Olímpica foi estratégica. Isto porque o bloco onde o prédio está localizado fica ao lado da área de transportes, apesar de longe da entrada principal. Além disso, o lugar também tem uma distância pequena da saída que leva à cidade de Saint Ouen, onde o COB vai basear a Casa Brasil. De acordo com a entidade, são 600 metros entre o portão e o Chateau de St. Ouen, local da base do comitê.

Vale destacar também que se o Brasil bater a meta de 330 atletas classificados para Paris -2024, o país ocuparia quase um prédio inteiro, restando espaço somente outro país com uma delegação pequena. Dessa forma, este segundo comitê se hospedaria no último andar e o restante ficaria com o COB, que poderia até fazer melhorias no local. Por outro lado, se o número de vagas conquistadas for menor, o edifício deve abrigar até outros três países. Atualmente, 146 vagas olímpicas foram conquistadas.

Sobre a Vila Olímpica

A Vila Olímpica dos Jogos de Paris-2024 está localizada entre os municípios de Saint-Denis e Saint-Ouen, no subúrbio da capital francesa. A maioria dos 10,5 mil atletas devem se hospedar lá durante o processo de ondas, quando alguns entram enquanto outros estão saindo.   

O principal aspecto que gerou polêmica sobre a Vila está na não instalação de ar-condicionado nos quartos. Com a expectativa de que as temperaturas em Paris cheguem a 40ºC durante os Jogos, o COB decidiu investir no aluguel de aparelhos portáteis. De acordo com a apuração do GE, o Comitê deve desembolsar quase R$ 300 mil nesse investimento.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Além disso, a entidade vai oferecer outros serviços aos atletas, assim como aconteceu em outros grandes eventos multiesportivos. Salas para análises bioquímicas e de vídeos, fisioterapia, atendimento psicológico, entre outros estão na lista de serviços ofertados. Vale lembrar que esportes como surfe, handebol, canoagem, remo, basquete e vela não ficaram na Vila, mas vão contar com bases específicas.

*Com informações do GE.Globo.com

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paris 2024