Siga o OTD

COB

COB celebra melhores atletas de 2022 no Prêmio Brasil Olímpico

Melhores atletas do ano serão celebrados no Prêmio Brasil Olímpico 2022, que acontece no Rio de Janeiro, nesta quinta

Prêmio Brasil Olímpico 2022 COB atletas
(Foto: Gáspar Nóbrega/COB)

Está tudo pronto para a noite de gala do esporte brasileiro. Nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 20h, serão conhecidos os Melhores Atletas de 2022, o(a) Atleta da Torcida e a vencedora do Prêmio Inspire, durante a 23ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) no feminino, e Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) no masculino concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.

+ OTD em Paris: cidade terá eventos-testes em 2023

“Será uma cerimônia à altura do desempenho do esporte olímpico brasileiro em 2022: excelente. No ano passado, estivemos no pódio em campeonatos mundiais ou equivalentes em 23 oportunidades, além de liderar o quadro de medalhas dos Jogos Sul-americanos e Jogos Sul-americanos da Juventude e ter uma evolução no desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. Temos muitos motivos para celebrar grandes feitos de nossos atletas, treinadores e de todos que ajudaram a elevar o nome do nosso país”, disse o Presidente do COB, Paulo Wanderley.

Prêmio Brasil Olímpico
Bia Ferreira e Arthur Nory venceram o PBO em 2019 (Foto: Ricardo Bufolin)

A votação para os prêmios Atleta da Torcida e Inspire pode ser feita no site https://pbo.cob.org.br. Ela fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do Prêmio Brasil Olímpico. Estão na disputa popular: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística).

Mais homenagens

Já o Prêmio Inspire, oferecido pela Riachuelo, serve para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. Esta categoria é exclusiva para mulheres. Disputam o troféu as seguintes representantes do esporte feminino: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade.

Haverá ainda outras premiações já definidas e que serão entregues durante a cerimônia de gala do esporte brasileiro. José Roberto Guimarães, comandante da seleção feminina de vôlei, finalista do Mundial e da Liga das Nações, e Felipe Siqueira, mentor de Alison dos Santos, o Piu, campeão mundial e da Diamond League, foram escolhidos os melhores treinadores do ano de 2022. Também serão premiados os melhores atletas em cada uma das 55 modalidades olímpicas e sul-americanas.

José Roberto Guimarães Prêmio Brasil Olímpico COB
José Roberto Guimarães foi eleito o melhor técnico de 2022 (Foto: CBV)

Daiane dos Santos, primeira campeã mundial da ginástica artística brasileira, ouro no solo em Anaheim 2003, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O prêmio se destina a atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo. Incluem-se ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo. Os destaques dos Jogos da Juventude, disputados em Aracaju, foram a judoca Bianca Reis e o ginasta José Olímpio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Também haverá uma homenagem a grandes nomes do esporte brasileiro que nos deixaram no ano passado. O Prêmio também relembrará as participações dos atletas brasileiros nas Missões de 2022. Elas incluem: Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim; Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário (Argentina); e Jogos Sul-Americanos, em Assunção. E uma atração especial encerrará a premiação com muita música.

Mais em COB