Siga o OTD

COB

Piu e Rebeca Andrade vencem Prêmio Brasil Olímpico 2022

56 atletas são homenageados, além de treinadores em festa do COB no Rio de Janeiro

A festa de gala do esporte brasileiro. Aconteceu na noite desta quinta-feira (02), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico. O evento celebrou os melhores atletas do ano de 2022 e homenageou grandes ídolos do país, numa cerimônia empolgante. Alison dos Santos, campeão mundial dos 400m com barreiras, e Rebeca Andrade, campeã mundial do individual geral da ginástica artística, receberam a premiação máxima da noite e foram eleitos os Melhores Atletas do Ano.

Rebeca recebeu o troféu outorgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) pelo segundo ano seguido. Ela já havia ganhado em 2021, após sua histórica participação na Olimpíada de Tóquio, e voltou a repetir a dose em 2022. Neste ano, a ginasta foi campeã mundial no individual geral, a prova mais disputada da modalidade, e levou um bronze no solo, além de ter sido finalista em outros dois aparelhos e ter levado o Brasil à quarta colocação na prova por equipes.

Já Alison dos Santos ganhou o prêmio pela primeira vez na carreira. Piu, como é popularmente conhecido, teve um ano brilhante em 2022, conquistando o título mundial dos 400m com barreiras e vencendo a Diamond League, o principal circuito de atletismo do planeta, de maneira invicta. Além disso, ele flertou com o recorde mundial dos 400m com barreiras e estabeleceu a segunda melhor marca brasileira da história dos 400m rasos.

Tanto Rebeca quanto Alison superaram a concorrência de outros campeões mundiais para ficar com o título entregue pela Ministra do Esporte e medalhista olímpica Ana Moser e por Paulo Wanderley, presidente do COB.

Outras premiações

No feminino, as concorrentes eram Ana Marcela Cunha, que faturou três medalhas no Mundial de Esportes Aquáticos, e Rayssa Leal, campeã mundial de skate street. Entre os homens, a disputa foi contra Isaquias Queiroz, que levou o ouro no C1 500m do Mundial de canoagem velocidade, e Filipe Toledo, campeão mundial de surfe.

De caráter popular, o prêmio Atleta da Torcida teve Hugo Calderano, do tênis de mesa, repetindo a dose de 2019 e levando a categoria pela segunda vez. O resultado oficial não foi divulgado na premiação mas momentos antes do encerramento da premiação, ele tinha 45,74% dos votos.

Alison dos Santos ficou em segundo com 32,5%, seguido de Rayssa Leal, com 9,16%, Rebeca Andrade, com 4,37%. Arthur Nory, da ginástica artística, ficou com 2,5%, Marcus D’Almeida, do Tiro com Arco, com 2,01%, Rafaela Silva, do judô, com 1,9% e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, com 1,82%.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro troféu escolhido através do voto do público foi o Prêmio Inspire, oferecido pela Riachuelo, para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. A vencedora foi Rebeca Andrade. Minutos antes do encerramento da votação ela possuia 40,92% dos votos.

Rebeca Andrade, portanto, saiu do Prêmio Brasil Olímpico do mesmo modo que ela sai das competições: recheada de prêmios. Além do Prêmio Inspire e de Melhor Atleta entre as mulheres, ela também foi escolhida como a melhor ginasta do ano.

Beatriz Haddad Maia, do tênis, ficou em segundo com 24,97%, enquanto Ana Marcela Cunha terminou em terceiro com 12,75%. Mayra Aguiar e Rafaela Silva, ambas do judô, levaram 11,02% e 10,34% dos votos respectivamente.

Mais homenageados no Prêmio Brasil Olímpico foram os técnicos. José Roberto Guimarães, comandante da seleção feminina de vôlei, e Felipe Siqueira, mentor de Alison dos Santos, foram escolhidos os melhores treinadores da temporada. Zé conduziu a seleção até o vice-campeonato da Liga das Nações e do Mundial, enquanto Felipe preparou Piu para os títulos mundial e da Diamond League. Em discurso emocionado, Felipe lembrou dos momentos em que abriu mão da família para se dedicar aos atletas e o filho pequeno subiu ao palco.

Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Por fim, a ex-ginasta Daiane dos Santos recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O prêmio se destina a atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico do salto triplo. “O prêmio acontece desde 2021 e sou a sexta mulher a receber. Então é uma honra estar no meio dessas mulheres que eu admiro muito: Maria Lenk, Dona Aida, Hortência, Jackie e Janeth. São mulheres que escreveram a história olímpica do Brasil e serviram de exemplo para vários brasileiros fora do esporte”, comentou Daiane em entrevista ao OTD.

A judoca Bianca Reis e o ginasta José Olímpico, destaques dos Jogos da Juventude Aracaju-2022, também receberam homenagens, assim como os melhores atletas de cada uma das 55 modalidades.

+ Confira a lista completa dos vencedores nas 55 modalidades

Homenagens marcam o Prêmio Brasil Olímpico

Um dos destaques da cerimônia foi a homenagem ao jornalista esportivo Edgard Alves, que faleceu no último dia 04 aos 73 anos e participou da cobertura de sete Jogos Olímpicos. Logo após, uma bela retrospectiva lembrou a influência dos principais nomes do esporte que faleceram nos últimos meses: Eder Jofre, Isabel, Pelé e Roberto Dinamite .

Em seguida foram ainda lembrados no in memoriam: Jorge Fernando Verri Peçanha, treinador de atletismo; Durval Ferreira Guimarães, atleta olímpico tiro esportivo; José Oswaldo Marcelino “Negrelli”, atleta olímpico do volei; e Polyvios Kossivas, o grego que ajudou Vanderlei Cordeiro de Silva na maratona de Atenas 2004 e já havia sido premiado no Prêmio Brasil Olímpico em 2004. Os apresentadores Bárbara Coelho e Luiz Teixeira ainda fizeram questão de ressaltar a carreira da jornalista Glória Maria, que faleceu na manhã desta quinta-feira (2).

*Com Mateus Nagime

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em COB