Siga o OTD

Paris 2024

OTD em Paris: cidade terá série de eventos-teste em 2023

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pairs-2024 (COJO) divulgou o calendário de eventos estes que acontecerão em 2023

O ano mal começou. Mas é possível dizer que 2023 já é ano de Olimpíada aqui em Paris. O Comitê Organizador dos Jogos divulgou o calendário de eventos-teste e diversas competições vão rolar na cidade-sede dos Jogos. As atividades começam a partir de julho. O cronograma de eventos-teste foi divulgado durante a primeira coletiva de imprensa de 2023 concedida pelo Cojo, como é chamado o Comitê Organizador dos Jogos. Todos eles acontecerão nas mesmas instalações que receberão as modalidades em Paris-2024.

Estão previstas 17 competições, sendo que três delas serão completamente organizadas pelo Cojo. Isso vale para as provas de Triatlo e Paratriatlo, realizadas em agosto no Rio Sena, além do mountain bike, que terá sede na Colina de Ellancourt, na região metropolitana de Paris.

+ Confira o calendário dos Jogos Paralímpicos de Paris

O Comitê também será responsável pela primeira prova do calendário de eventos-teste. Estamos falando sobre a vela, disputada na Marina de Marselha. A segunda maior cidade da França fica no litoral sul do país e vai inaugurar o cronograma de competições entre os dias 9 e 16 de julho.

Seleção de eventos

Segundo o diretor geral de Paris-2024, Étienne Thobois, os eventos são classificados em três categorias. Além das competições 100% a cargo do time de Paris 2024, existem ainda as disputas organizadas pelas federações. Elas contam com o suporte do Comitê e também as provas focadas em dinâmicas de organização.

“Nós testamos setores de organização como a tecnologia, os transportes ou, por exemplo, a transição de modalidades em uma mesma sede. Podemos citar o caso de Bercy, onde vamos analisar como vai ser a operação na ginástica e a transição para receber o basquete”, detalhou Thobois.

+ Brasileiras avançam de fase no Mundial de skate

Alguns eventos terão o papel de inaugurar arenas temporárias, ou seja, locais que serão utilizadas para a prática esportiva somente durante o período dos Jogos Olímpicos. É o caso, por exemplo, do handebol e do tênis de mesa, que terão jogos no Centro de Exposições de Paris, ou ainda o judô e do breaking, que inaugurarão a Arena Champs-de-Mars, em frente à Torre Eiffel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas não pense você que os eventos só existem para testar a organização dos Jogos. Alguns deles serão etapas do circuito mundial da modalidade. É o caso da maratona aquática e do tiro com arco, previstos para agosto, além da canoagem, que terá provas das categorias sprint e slalom disputadas nos arredores de Paris.

Outras atividades

Além do calendário de eventos esportivos, o Cojo divulgou também um cronograma de diversas ações relacionadas aos Jogos. Em fevereiro serão apresentados o calendário de eventos-teste paralímpicos e os pictogramas dos Jogos. São aqueles símbolos que indicam cada modalidade do evento. No mês seguinte, será lançado um portal dedicado a quem quiser trabalhar como voluntário nos Jogos.

Em abril, o Comitê vai trazer informações sobre a equipe artística que ficará a cargo das cerimônias de abertura da Olimpíada e da Paralímpiada. Os compromissos do primeiro semestre serão completados com a revelação do percurso do revezamento da tocha olímpica.

Confira abaixo o calendário completo de eventos-teste para os Jogos Olímpicos de Paris:

JULHO

  • 9 a 16 – Vela – Marina de Marselha
  • 27 a 29 – Boxe – Roland Garros

AGOSTO

  • 2 a 6 – Remo e Pararremo – Vaires-Sur-Marne
  • 4 a 6 – Maratona Aquática (World Series) – Ponte Alexandre III
  • 8 a 12 – Handebol e Halterofilismo – Arena Paris 6
  • 14 – Tênis de mesa e Paratênis de Mesa – Arena Paris 4
  • 8 a 12 – Esgrima, Esgrima em Cadeira de Rodas, Taekwondo e Parataekwondo – Grand Palais
  • 17 a 20 – Triatlo e Paratriatlo – Ponte Alexandre III
  • 17 a 20 – Tiro com Arco e Paratiro com arco (Etapa da Copa do Mundo) – Palácio dos Inválidos
  • 17 a 3 de setembro – Judô, Parajudô, Wrestling, Rúgbi em Cadeira de Rodas e Breaking – Arena Champs-de-Mars
  • 31 a 1 de setembro – Canoagem Sprint e Paracanoagem (Etapa da Copa do Mundo) – Vaires-Sur-Marne
  • Data a definir – Surfe – Etapa da WSL – Teahupo’o – Taiti, Polinésia Francesa

SETEMBRO

  • 18 a 20 – Ginástica, Basquete e Basquete em Cadeira de Rodas – Arena de Bercy
  • 19 – Hipismo – Palácio de Versalhes
  • 24 – Mountain Bike – Colina de Ellancourt

OUTUBRO

  • 5 a 8 – Canoagem Slalom (Etapa da Copa do Mundo) – Vaires-Sur-Marne
  • Data a definir – Golfe – Golf National (Saint-Quentin-en-Yvelines)

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Paris 2024