Siga o OTD

COB

ABT do COB recebe renomado técnico italiano

Responsável por três medalhas olímpicas, treinador italiano Fabrizio Antonelli esteve no Instituto Olímpico Brasileiro

Fabrizio Antonelli Academia Brasileira de Treinadores do COB
Fabrizio Antonelli no IOB (Foto: Beto Noval/COB)

Dono de um currículo recheado de conquistas nas piscinas e em águas abertas ao redor do mundo, o treinador italiano Fabrizio Antonelli esteve no Brasil na última semana a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para comandar mais um Estágio Internacional da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). Ao longo de cinco dias, a turma composta por 34 profissionais da natação nacional pôde absorver do conhecimento prático e teórico do treinador responsável por três medalhas olímpicas, além de outras nove no último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste (HUN), em 2022.

+ Gabriel Medina se prepara para o Circuito Mundial em Saquarema

Atual técnico da equipe italiana de águas abertas, e coordenador do time de natação do exército de seu país, Fabrizio foi o responsável pela preparação de Rachele Bruni, medalha de prata na prova dos 10km de águas abertas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com Gregorio Paltrinieri conquistou as medalhas de prata nos 800m livre e de bronze nos 10km dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Agora, os dois seguem na preparação para Paris 2024. Na carreira, o treinador de 41 anos tem três ouros, quatro pratas e três bronzes em Mundiais, é pentacampeão do Circuito Mundial de águas abertas, além de 12 ouros, quatro pratas e seis bronzes em campeonatos europeus.

Gregorio Paltrinieri Natação
Gregorio Paltrinieri (Foto: Reprodução)

Elogios

“Acredito que esse modelo de estágio internacional organizado pelo COB, com clínicas e palestras, é a melhor fórmula para se realizar. É um modelo muito útil. A troca de experiência é importante para eles (os alunos), mas para mim também. Eu achei super legal, porque nunca fiz um intercâmbio tão grande como esse. Em cinco dias, foi possível aprofundar diversos assuntos. Foi uma excelente experiência”, avaliou Fabrizio, que em 2021 recebeu o Prêmio Alberto Castagnetti, reconhecimento máximo para os treinadores de natação italiana.

Fabrizio elogiou bastante o nível dos profissionais brasileiros e, principalmente, a campeã olímpica Ana Marcela Cunha. “Minha estima por ela é infinita. É uma pessoa magnífica, nota 1000. Fiquei muito feliz de vê-la por aqui e conversar com ela. Ana Marcela tem uma capacidade, é a melhor da história”, exaltou Fabrizio, que tem uma relação muito próxima do Brasil, já que namorou uma nadadora do país por seis anos e fala português fluentemente.

Curso da ABT

O módulo de Estágio Internacional é um dos pontos altos do curso de Esporte de Alto Rendimento da ABT. É uma oportunidade para troca de experiências e informações com os grandes treinadores mundiais; além de prover suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento da modalidade, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva. As atividades práticas e teóricas do estágio aconteceram entre os dias 3 e 9 de janeiro no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro, e em um hotel próximo ao local.

Seletiva Olímpica de natação
O centro de treinamento do time Brasil é usado pelos atletas de diversas modalidades em sua preparação (Foto: Divulgação/COB)

“Essa iniciativa do COB e do IOB é sensacional. Termos a oportunidade real de vivenciar e trocar experiências com um dos treinadores mais renovados do mundo é uma oportunidade única. Fabrizio é uma referência no treino de fundo da natação, um profissional que dispensa apresentação. A busca pela excelência o tempo inteiro é o grande diferencial. Mesmo que a ideia seja simples, a busca pelo melhor é o ponto chave que ele enfatizou”, analisou Wander Pires, preparador físico do Minas Tênis.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os profissionais da natação começaram o curso organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, em 2021. Esta é a 5ª turma do Curso de Esporte de Alto Rendimento, da Academia Brasileira de Treinadores.

A Academia Brasileira de Treinadores é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

*De Time Brasil

Mais em COB