Siga o OTD

COB

Hortência doa uniforme dos Jogos de Atlanta para Memória Olímpica

A Rainha do basquete nacional contribuiu para o projeto do COB que visa preservar a história dos atletas olímpicos brasileiros no Memória Olímpica.

Hortência doa uniforme de Atlanta-1996 para o Memória Olímpica
(Divulgação/COB)

Lançado em uma cerimônia especial durante o II Congresso Olímpico Brasileiro, realizado em Salvador, nos dias 19 e 20 de março, o projeto Memória Olímpica do COB (Comitê Olímpico do Brasil) ganha mais uma peça histórica. O acervo brilha ainda mais com a adição do uniforme usado pela “Rainha” Hortência, uma das maiores jogadoras da história do basquete brasileiro de todos os tempos, na conquista da prata da seleção feminina nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996.

“Hortência fez uma contribuição importante para o nosso Memória Olímpica. Criado recentemente pelo COB, esse projeto contempla a história dos nossos atletas. Além da doação do material esportivo, eles também vão colaborar com a sua história oral, o que engrandece, enaltece e perpetua a história do esporte olímpico brasileiro. Muito obrigado e pode ter certeza de que seu uniforme será muito bem cuidado”, agradeceu Paulo Wanderley, presidente do COB.

“Doar algo para o Memória Olímpica significa que sua história vai ser eternizada. É um momento muito importante e eu me sinto muito feliz, principalmente pelo COB ter lembrado de mim. Doei uma peça fundamental para mim: o uniforme dos meus últimos Jogos Olímpicos, depois eu parei de jogar. As pessoas vão ver, vão relembrar, ou vão aprender sobre aquela conquista e o que ela representou, não só na minha vida, mas na história do basquete feminino. Então, isso é muito legal. Eu acho que o Brasil precisa cultivar mais a memória, principalmente em relação aos Jogos Olímpicos, e esse projeto do COB é essencial”, disse emocionada Hortência na sede do COB em março.

+ Renan Dal Zotto convoca mais cinco para a seleção brasileira

A blusa e a bermuda do acervo pessoal da campeã mundial e pan-americana de basquete se juntam às peças de Fofão (vôlei) e Servílio de Oliveira (boxe), doações que marcaram o início do projeto. As três lendas do esporte integram o Hall da Fama do COB. Com o objetivo de fortalecer a imagem do movimento olímpico nacional e ampliar a história dos nossos esportistas, o Memória Olímpica é uma iniciativa da área de Cultura e Valores Olímpicos, da Diretoria de Comunicação do COB.

Hortência atlanta-1996
(Divulgação/COI)

“Nós temos um acervo de Memória Olímpica robusto, com muitas peças, mas que não contava muita a história da participação dos nossos atletas em Jogos Olímpicos. A partir de agora, os eventos do COB vão receber a ação do Memória Olímpica e elas também vão acontecer de maneira independente. Nosso plano é que mensalmente a gente receba doações dos nossos atletas”, contou Carolina Araujo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Hortência integra o Hall da Fama do COB

Homenageada pelo Hall da Fama do COB em 2019, deixando a marca de suas mãos para a eternidade, a Rainha do basquete ganhou páginas especiais no Hall da Fama digital do COB em junho de 2021. Na área dedicada aos homenageados que fica no portal do COB, o torcedor pode ver e rever fotos, vídeos, ter acesso a biografia completa da maior cestinha da história da seleção e ainda deixar um recado para a Hortência.

Saiba mais sobre a carreira da jogadora que participou da estreia da seleção feminina nos Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992, conquistou o campeonato mundial em 1994, na Austrália, a medalha de prata em Atlanta 1996 e marcou para sempre o esporte brasileiro.

Mais em COB