Siga o OTD

COB

Joanna Maranhão é a 1ª mulher eleita para Conselho de Ética

Ex-nadadora Joanna Maranhão é eleita para ocupar cargo não-independente no Conselho de Ética do COB

Joanna Maranhão durante entrevista coletiva Conselho de Ética do COB
Joanna Maranhão em entrevista coletiva (Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB)

A ex-nadadora Joanna Maranhão será a primeira mulher a fazer parte do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A finalista olímpica foi eleita para ser uma das conselheiras do órgão nesta terça-feira (12), após votação feita pela Assembleia Geral do COB, que definiu a posse de outros quatro membros do Conselho de Ética e seis do Conselho Fiscal. Os mandatos têm duração de quatro anos.

+ Troféu Brasil de atletismo acontecerá no Estádio Olímpico da Rio 2016

O Conselho de Ética tem três membros independentes e dois “não independentes”, que devem ter alguma relação com o COB. Por ser uma ex-atleta, Joanna Maranhão se enquadra no segundo grupo. Ela foi eleita com 43 votos, junto a Sami Arap Sobrinho, ex-presidente da Confederação Brasileira de Rúgbi, reeleito com 31 votos.

“Grata e honrada. A conquista e ocupação desses espaços por atletas e mulheres não faz sentido se nos deixarmos levar por representatividade vazia. Requer muita responsabilidade, transparência, estudo, conteúdo e escuta ativa. Sigamos!”, escreveu Joanna em suas redes sociais.

Atualmente com 34 anos de idade, Joanna é dona de um currículo vitorioso, que incluem oito medalhas em Jogos Pan-Americanos e quatro participações olímpicas. Ela foi quinta colocada nos 400m medley dos Jogos de Atenas, em 2004 – à época com 17 anos -, o melhor resultado da natação feminina brasileira em Olimpíadas até hoje (desconsiderando o ouro de Ana Marcela Cunha nas águas abertas de Tóquio-2020).

Conselho de Ética e Conselho Fiscal

Para as cadeiras independentes do Conselho de Ética foram reeleitos Humberto Panzetti, educardor físico; Ney Bello, do TRF1; e Guilherme Faria da Silva, tenente-coronel ligado ao vice-presidente Marco La Porta. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Bianca de Azevedo, Ângelo Moniz Freire Vivacqua e Sebastião Dantas Ramos. Os três suplentes serão Marcus de Carvalho Mussa Gaze, Guilherme de Oliveira Campos e Marcos José de Carvalho Neto.

“A eleição transcorreu em clima de tranquilidade, participação maciça das Confederações, representantes dos atletas e membros do COI. Espero que os novos membros, alguns reconduzidos ao cargo, continuem exercendo o trabalho que estavam fazendo, atuando com independência como órgãos fiscalizadores”, disse o presidente Paulo Wanderley.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Conselho de Ética, onde atuará Joanna Maranhão, é o órgão encarregado de definir os parâmetros éticos esperados pelo COB e seus agentes, com base nos valores e princípios da Carta Olímpica e do Código de Ética do COI, da administração pública e da gestão democrática. Além disso, espera-se que o Conselho de Ética investigue e julgue denúncias levantadas em relação ao não cumprimento de tais princípios. Se necessário, seus integrantes podem sancionar ou propor sanções aos órgãos competentes.

Já o Conselho Fiscal tem entre as principais competências examinar os documentos da receita e despesa e os balancetes mensais da entidade; dar parecer sobre os balancetes mensais, sobre as demonstrações financeiras do exercício anterior, e outras matérias; homologar, até dezembro, por solicitação do Conselho de Administração, o orçamento anual para o ano seguinte, sem prejuízo da necessidade de aprovação a posteriori pela Assembleia; e dar parecer, por solicitação do Conselho de Administração, sobre a alienação de imóveis, ou gravação dos mesmos com ônus real; dentre outras.

Mais em COB