Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Foi “duero” para Lucas Emanuel fechar a Vuelta Ribera del Duero

Na prova espanhola, Lucas Emanuel sofreu com a etapa de alta montanha, terminando em 90º na prova e descendo na classificação geral

Na imagem, todo o esforço de Lucas Emanuel pedalando na subida.
Todo o esforço de Lucas Emanuel pedalando na subida. Foto: Instagram/ @lucas_ebds

O dia final da Vuelta Junior a la Ribera del Duero foi especialmente duro para o brasileiro Lucas Emanuel. O ciclista da Alimco-Campagnolo sofreu para transpor duas montanhas de categoria 2 e o acúmulo de fadiga dos dias anteriores. Assim, concluiu a etapa deste domingo (27) na 90ª colocação e terminou em 78º na classificação geral da competição.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Antes de mais nada é preciso recordar que é uma prova nível Júnior e que Lucas tem apenas 18 anos. Então, o esforço para uma quarta etapa em três dias serve de aprendizado e ganho de experiência para as próximas competições. A etapa decisiva teve o relevo mais difícil, com uma altimetria acumulada de 1172 metros de largada e chegada em Aranda de Duero e um trajeto de 117,7 km.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Desse modo, Lucas cruzou a linha de chegada como o tempo de 3h16min38s. O brasileiro terminou 22min33s atrás do vencedor, Jakob Andreas Svaleng Jakobsen (Glamdal SK Junior). Não foi uma chegada espaçada, já que 25 outros ciclistas tiveram o mesmo tempo registrado de 2h54min05s de Jakob. Entre estes, Sente Sentjens (ACROG-Tormans), que foi o campeão geral da Vuelta.

O belga superou Markel Beloki (MMR Cycling Academy), que liderou a prova nos outros dias, por causa do bônus de tempo. Sentjens ficou com um tempo acumulado de 7h36min14s, três segundos a menos que o espanhol. Alvaro Garcia (Valverde Team/ Ricardo Fuentes) fechou o pódio com 13 segundos a mais que o belga. Por fim, Lucas desceu 14 colocações na geral, com a classificação final em 78º e 32min23s a mais de tempo.

158 atletas começaram a prova e 113 concluíram. Lucas ainda foi 12º nas metas de montanha e 9º nas metas de sprint.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ciclismo Estrada