Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Campeã brasileira, Tota Magalhães encara o primeiro Giro da carreira

Depois do título brasileiro, Tota retorna às estradas europeias nesta sexta-feira (30) para competir numa das provas mais tradicionais do ciclismo estrada

Ana Vitória Magalhães Bizkaia Durango Clássica de Almería Ciclismo de Estrada Ciclismo estrada etapa
Foto: Reprodução / Instagram @totamagalhaes

Ana Vitória Magalhães encara mais um desafio internacional nesta temporada. A partir desta sexta-feira (30), a atual campeã brasileira de ciclismo de estrada, compete pela primeira vez no Giro d’Italia, uma das provas mais tradicionais da modalidade. Conta com nove etapas e se encerra no próximo domingo (9).

Tota, como também é conhecida, é uma das recentes contratações da equipe espanhola Bizkaia. Com apenas 22 anos, ela se mudou para Europa no início do ano e, de acordo com a ciclista, isso alavancou seus resultados. Além disso, em sua estreia no circuito europeu, Ana Vitória já escalou mais de 100 posições no ranking e é melhor brasileira ranqueada com o 298º lugar.

“O mais alto nível do ciclismo acontece na Europa. Estar morando na Espanha me tira da zona de conforto. Eu preciso estar competindo contra os melhores, correndo provas do mais alto nível para ser uma delas um dia, além de tentar abrir portas para mais meninas da nova geração viverem isso que eu vivo: estar no alto nível, correr as melhores provas do mundo, estar rodeada dos melhores atletas”, disse Tota em entrevista ao COB.

Influência de Bernardinho no início da carreira

Apesar de ter o futebol como esporte favorito na infância, Ana Vitória Magalhães escolheu o ciclismo por influência da sua família. Além disso, o técnico multicampeão de vôlei, Bernardinho também foi responsável por um empurrãozinho na carreira dela.

Tota anunciada pela equipe para o Giro d’Italia

“Minha família toda pedala, são 25 ciclistas na família, mesmo amadores. E todo ano fazem o pedal de Natal. Aí que queria participar. Minha mãe disse que eu tinha que treinar para participar. Eu comecei, peguei gosto pelo esporte. Me formei na escola, conciliava os treinos, mas sempre como paixão, sem competir. Quando terminei a escola, falei com meu treinador que eu queria tentar ganhar uma prova. Eu gosto da adrenalina, da velocidade. Queria ver quais eram os meus limites”, contou dessa forma Tota.

Ana Vitória Magalhães emocionada na linha de chegada no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada
Ana Vitória Magalhães foi campeã brasileira de ciclismo de estrada no último final de semana (Alan Modesto/CBC)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Fui para a prova, lembro que estava voltando, e o Bernardinho ganhou a prova. Ele é muito meu amigo, é fantástico. A gente estava conversando, ele perguntou o que eu queria para o meu futuro. E foi o empurrão que eu precisava para me jogar nesse mundo do ciclismo profissional. Era um mundo desconhecido pra mim e assim começou a caminhada”, completou.

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Ciclismo Estrada