Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini e Karen Olímpio vencem short track na etapa de Araxá

Avancini confirma favoritismo e vence short track da Copa Internacional com sobra. Karen Olímpio se recupera de erro e leva o título feminino

Henrique Avancini e Karen Olímpio vencem short track na etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike
(Felipe Almeida)

Henrique Avancini e Karen Olímpio são os grandes vencedores da prova de short track (XCC) na etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike. Neste sábado (2), principal nome da modalidade, Avancini confirmou o favoritismo no masculino e venceu com tranquilidade, enquanto Karen, campeã da temporada de 2020, se recuperou de um erro e se impôs no final da prova para levar o título.

Campeões da primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, em Congonhas (MG), José Gabriel e Isabella Lacerda terminaram em terceiro e quatro lugares, respectivamente.

Na prova masculina, Henrique Avancini venceu com sobras. Depois de um começo acirrado, o atual campeão brasileiro assumiu a liderança na metade da competição e logo deixou José Gabriel para trás, abrindo grande vantagem. Luiz Henrique Cocuzzi, no entanto, teve um problema mecânico também na metade da prova, deixando a corrida.

+Com sobra, Rebeca Andrade conquista o Brasileiro no individual geral

Assim, Avancini correu os últimos minutos da prova praticamente sozinho na pista e cruzou a linha de chegada com o tempo de 24min55s691. Gustavo Xavier foi o vice-campeão, com 25min14s879, após uma disputa incrível e acirrada até o fim com José Gabriel, vencendo o companheiro por apenas 1s. Alex Malacarne, de apenas 19 anos, fez uma ótima prova, terminando em quarto lugar, vencendo Guilherme Muller também por 1s.

“É muito bom voltar em Araxá, mais uma vez ser recebido tão bem. Me sinto muito em casa, de uma forma muito diferente de qualquer outra competição. É como se eu estivesse correndo no meu quintal. Então sempre tento transferir isso para a minha performance, no show nas pistas, buscando fazer o meu melhor. Espero que eu tenha atendido às expectativas”, comemorou Avancini.

Feminino

Abrindo o dia em Araxá, a prova feminina do short track começou bastante acirrada. As quatro primeiras colocadas se desgarram do restante das atletas logo no início e se alternaram na liderança. Nas últimas voltas, Karen Olímpio, campeã da temporada de 2020, conseguiu deixar o pelotão para trás e cruzou a linha de chegada com certa sobra, com tempo de 23min41s306.

+Guilherme Toldo disputa o 1º torneio internacional depois da Olimpíada

Logo atrás, Hercília Souza e Letícia Cândido brigaram pela segunda colocação até o final, mas quem levou a melhor foi Hercília, com tempo de final de 23min56s514, apenas 5s a frente de Letícia. Por fim, Isabella Lacerda, campeã da primeira etapa e líder geral da Copa Internacional de Mountain Bike, acabou ficando um pouco para trás e terminou em quarto lugar com 24min48s458, seguida de Stefanye Ferreira, que completou o top 5.

“Estar presente aqui em Araxá é sempre muito especial. É uma pista que faz parte do meu calendário desde 2012 quando era juvenil. Então vim bem focada para essa prova, já estava bem na primeira etapa em Congonhas. Cometi um erro, perdi segundos preciosos, mas mantive meu foco e conseguir ir em busca do prejuízo e encostar no pelotão de novo. Observei as meninas e a hora que achei que dava, pedalei forte na subida e consegui trazer a vantagem até o fim. Estou muito feliz com a prova de hoje e isso é mais um gás para amanhã”, celebrou Karen Olímpio.

Henrique Avancini busca 8º título no XCO

Neste domingo (3), Henrique Avancini é novamente o grande destaque da Copa Internacional de Mountain Bike. Desde 2014, ele domina a prova de XCO em Araxá e vai em busca do oitavo título consecutivo. Além disso, o atual campeão brasileiro chega empolgado para a competição com os últimos bons resultados no exterior.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em agosto, Avancini conquistou o vice-campeonato mundial na categoria short track em prova disputada na Itália, em Val di Sole. Depois, no retorno da Copa do Mundo, venceu a prova de short track na Suíça, em Lenzerheide, e ficou na 6ª colocação do XCO. Por fim, na prova seguinte, foi 2º lugar em Snowshoe, Estados Unidos, também na prova de short track, na última etapa da temporada.

Mais em Ciclismo Mountain Bike