Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini busca oitavo título consecutivo em Araxá

Ciclista chega para a competição também credenciado pelos últimos resultados obtidos no exterior e aprova mudanças confirmadas para a disputa marcada para domingo em Minas Gerais

Henrique Avancini ciclismo Mountain Bike Araxá
(Michelle Mondini)

Henrique Avancini disputa a etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike Michelin 2021, neste domingo (3), em busca do oitavo título seguido da competição. O atual campeão brasileiro, que compete pela equipe Cannondale Factory Racing, domina a prova de Cross Country Olímpico em Minas Gerais desde 2014. “Araxá é sempre um grande marco no calendário nacional, é um evento muito importante, com um peso significativo internacionalmente. É uma prova que eu venci os últimos sete anos de forma consecutiva.”

Além de heptacampeão, Henrique Avancini, atleta do Time Ajinomoto, chega para a competição em Araxá credenciado pelos últimos resultados obtidos no exterior. Em agosto, o brasileiro conquistou o vice-campeonato mundial na categoria short track em prova disputada na Itália, em Val di Sole. Depois, no retorno da Copa do Mundo, venceu a prova de short track na Suíça, em Lenzerheide, e ficou na 6ª colocação do Cross Country Olímpico (XCO). Na prova seguinte, foi vice-campeão em Snowshoe, Estados Unidos, também na prova de short track.

Mudança de regulamento

Para o evento em Minas, o atleta que já conquistou a prova de Araxá em outras sete oportunidades, valorizou a competição e comemorou a mudança de regulamento. “Nesses anos, a competição foi no formato de stade racing, nós tínhamos múltiplos estágios, e o vencedor da prova era quem somava o menor tempo ao longo dos dias competidos. A diferença para 2021 é que o evento volta a ser uma prova única, em dias individuais, tendo short track sábado e o cross croutry domingo. São provas com classificações distintas. Acredito que isso interfira na forma de competir, já que o atleta não compete mais pensando no todo, e sim no dia especificamente”, comentou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Henrique Avancini também comemorou a volta do público, após momento turbulento de quarentena em decorrência do surto de covid-19. “Me sinto motivado em voltar a competir no Brasil e principalmente por ter a presença do público, mesmo que de forma limitada e bastante e controlada, é sempre bom nesse esporte aquele contado próximo com o público durante a prova”, finalizou o atleta de Mountain Bike.

Mais em Ciclismo Mountain Bike