Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini é campeão do short track na Copa do Mundo

Após ficar fora das duas últimas etapas da Copa do Mundo, Avancini domina a prova e conquista seu quarto pódio de XCC

Henrique Avancini é campeão do short track na Copa do Mundo de mountain bike
(Reprodução)

Henrique Avancini é campeão do short track (XCC) na etapa de Lenzerheide, na Suíça, da Copa do Mundo de mountain bike! Nesta sexta-feira (3), o único brasileiro na prova comandou a disputa, estando entre os primeiros durante todo o percurso, e cruzou a linha de chegada na primeira posição, com um grande ataque na última prova, vencendo o atual líder da Copa do Mundo, o suíço Mathias Flueckiger.

“Quando eu vi ele na minha frete, não queria desperdiçar a oportunidade de vencê-lo em sua casa. Ele é um ótimo corredor, mas toda vez que tenho chance, eu vou lutar forte e hoje eu ganhei. Estou mais preparado fisicamente para o cross country do que para o short track, mas preciso melhorar mentalmente. Não sei se vou conseguir domingo, vamos ver, mas meu grande objetivo é voltar ao pódio, ficaria muito feliz”, celebrou o brasileiro.

Este foi o quarto pódio de XCC de Henrique Avancini em Copas do Mundo, o primeiro nesta temporada. Vale lembrar que esta é a primeira etapa de Copa do Mundo que ele disputa desde maio, já que ele optou por ficar de fora das últimas duas etapas da competição para se preparar melhor para os Jogos Olímpicos de Tóquio. No Japão, ele terminou em 13º, a melhor colocação da história do país no MTB em Olimpíadas.

Além disso, na semana passada, Henrique Avancini foi vice-campeão do short track no Mundial de mountain bike, disputado em Vale di Sole, na Itália. Já no cross country olímpico, o brasileiro terminou na sétima colocação.

A prova

Henrique Avancini é campeão na Suíça
(Reprodução)

Henrique Avancini largou muito bem, já ficando entre os primeiros colocados. Na primeira volta, o brasileiro tomou a liderança da prova, se alterando com o francês Victor Koretzky. O ritmo era muito forte, com um pelotão de frente bastante grande e compacto. Avancini puxava o grupo até metade da prova, quando seus rivais equilibraram as ações.

A disputa estava aberta, com tudo mundo muito colado entre si. Henrique Avancini estava muito forte, controlando bem a prova, e retomou a ponta no início da oitava volta. Na penúltima, Mathias Flueckiger e Avancini abriram vantagem do resto do pelotão e protagonizaram um grande duelo. O brasileiro se mantinha na roda do suíço e atacou na hora certa na última volta. Assumiu a ponta, fez um belo sprint e cruzou a linha de chegada em primeiro pela quarta vez na carreira.

Brasil

Henrique Avancini foi o único brasileiro na disputa do short track nesta etapa da Copa do Mundo de mountain bike. Isso porque no XCC, são apenas 40 atletas competindo: os 16 primeiros do ranking da Copa do Mundo e do 17º a 40º colocado do ranking UCI (Federação Internacional de Ciclismo).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas, no domingo (5), o Brasil terá cinco representantes da disputa do cross country olímpico, o XCO. Além de Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi, Ulan Galinski, Guilherme Muller e Edson Rezende estarão na prova, que tem a largada marcada para 9h30 (de Brasília).

Mais em Ciclismo Mountain Bike