Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Após sprint final espetacular, Avancini vence o Short Track

Número 2 do ranking mundial, brasileiro faz grande prova, fica sempre entre os primeiros e ataca no fim de maneira brilhante e chegar ao título em Nove Mesto

Henrique Avancini Nove Mesto República Tcheca Copa do Mundo Mountain bike Short Track
Henrique Avancini vence o short track em Nove Mesto (instagram/avancinimtb/Michele Mondini)

A tarde dessa sexta-feira (2) começou com um grande resultado para o ciclismo brasileiro. Número dois do ranking mundial, Henrique Avancini fez uma prova espetacular e venceu o short track da 2ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, disputada em Nove Mesto, na República Tcheca.

Avancini, que integra o Time Ajinomoto, esteve entre o pelotão da frente desde a largada, quando imprimiu bastante intensidade. Durante a prova, alternou na liderança em algumas oportunidades, sempre acompanhado do rival Nino Schruter, suíço atual campeão olímpico e líder do ranking, e de outros grandes competidores do mountain bike.

A vitória foi consolidada após um brilhante sprint final. Com muita força, Avancini deixou para trás Thomas Litscher (Suíça) e Maximilian Brandl (Alemanha), garantindo a primeira colocação por um braço de distância com o tempo de 19 minutos e dois segundos.

Os atletas volta a competir no domingo, no cross country olímpico, fechando a segunda etapa da Copa do Mundo em Nove Mesto.

“Foi uma prova muito importante para mim. Vinha um pouco frustrado das performances de terça e quinta, que foram boas até certo ponto, mas não foram os resultados que eu almejava; Consegui entregar o plano de corrida, reagi bem durante os momentos chaves da prova consegui vencer de forma consciente. Agora largo como número um na prova de Cross country olímpico”, disse o brasileiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Classificação Final

Outro brasileiro na prova, Guilherme Muller terminou na 29ª colocação com um tempo de 19min13s. Na feminina, Raiza Goulão e Letícia Cândido ficaram respectivamente com a 38ª e 39ª colocação.

1º lugar – Henrique Avancini (Brasil) 19min02
2º Lugar-Thomas Litscher (Suíça) +0.00s (photo finish)
3º Lugar-Maximilian Brandl (Alemanha) +0.00s (photo finish)
4º Lugar-Milan Vader (Países Baixos) +0.00s (photo finish)
5º Lugar-Manuel Fumic (Suíça) +0.01s
6º Lugar-Nino Schrter (Suíça) +0.01s
7º Lugar-Anton Cooper (Nova Zelândia) +0.01s
8º Lugar – Simon Andreassen (Dinamarca) +0.02s

Progressão

A vitória no short track coorou a evolução de Henrique Avancini até aqui.

Na primeira etapa da Copa do Mundo, disputada também em Nove Mesto, ele estreou na última terça-feira (29) com uma prova de recuperação na short track. A fina chuva acabou atrapalhando o brasileiro, que sofreu um escorregão no meio da prova e precisou de yna recuperação para fechar as oito voltas na 12ª colocação.

O número dois do ranking mundial voltou a ação na quinta (30), desta vez para o cross country olímpico da primeira etapa. Avancini liderou as primeiras voltas, mas acabou caindo algumas posições e não conseguiu mais se conectar com os líderes, terminando a prova na quinta posição.

A prova dessa sexta-feira coroou um bom trabalho feito durante todas as oito voltas. Seu maior rival, o suíço Nino Schrter, teve a roda tocada por um outro atleta na última volta e perdeu posições.

“Devo dizer que eu estava frustrado após os resultados de terça e quinta-feira. Mas eu queria a vitória. Eu respondi bem a todos os ataques. Fiz algumas estratégias e deu certo. Estou muito feliz com a vitória e a dedico àqueles que me apoiam e também aos competidores que não puderam estar aqui pelas restrições,” disse Henrique Avancini.

Henrique Avancini, número 2 do ranking mundial, foi o grande vencedor da 2ª etapa da Copa do Mundo de Moutain Bike de Nove Mesto, na República Tcheca
Henrique Avancini vence a prova do short track em Nove Mesto, na República Tcheca (Michele Mondrini)

Mais em Ciclismo Mountain Bike