Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Greve faz ex-ginasta conhecer e se apaixonar pelo MTB

Em apenas quatro anos de modalidade, Marcela Lima acumula títulos e a confiança de Henrique Avancini. Conheça essa história!

Campeã da World Cup XCE, etapa Congonhas, e vice-campeã brasileira duas vezes com 19 anos. Marcela Lima tem apenas quatro anos profissionalmente no ciclismo mountain bike. Tempo suficiente para chamar a atenção do principal nome da modalidade no Brasil, Henrique Avancini, que conta com Marcela pelo segundo ano consecutivo no Caloi Team.

A única mulher do time, Marcela começou aos 16 anos no esporte, na cidade em que mora Itabirito, município entre Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais. No entanto, não encontrou a bicicleta logo de primeira.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Eu fazia ginástica artística e decidi me dedicar mais aos estudos. Então encerrei com o esporte e faria só por hobbie. Até que teve uma greve, parei de estudar e fiquei sem fazer nada. Aí conheci um projeto de bicicleta, no qual eu comecei. Daí foi paixão a primeira vista. Depois de algum tempo de competições que eu enxerguei o quanto eu podia evoluir. Percebi que era, realmente, isso que eu amava”, relembra.

Os desafios de Marcela na modalidade são grandes e principalmente em uma equipe predominantemente masculina. “Eu fico muito contente e feliz com o jeito que eles lidam. Que faz com que mesmo que eu tenha as minhas limitações (hormonais), eu consiga me desenvolver. Eles (equipe) tem toda a paciência do mundo com isso”, diz.

“Eu fico feliz com a capacidade deles de entender e absorver. A gente tem que demonstrar. A gente tem que mostrar pra eles que as coisas pra gente são bem mais difíceis. E assim eles se conscientizam. Isso é uma coisa legal. Tanto eu acrescento pra eles, quanto eles pra mim”, conclui Marcela.

Mesmo com pouca idade, a jovem promessa do ciclismo mountain bike já tem o seu objetivo definido: “O Brasil merece atletas que se dediquem. Atletas que se mostrem firmes, que saibam se organizar, se direcionar a abrir portas, como o Henrique fez. No cenário feminino, eu acho que dá pra trazer mais mulheres com isso. Precisamos abrir mais portas para as mulheres”, define. “Isso é uma das missões que eu tenho no mountain bike brasileiro”, finaliza.

A confiança de Avancini

Henrique Avancini e os representantes do Caloi Team – Foto: Divulgacão

Marcela Lima é a única representante feminina na equipe de cinco atletas de Henrique Avancini, mas responsável pelo maior desafio dele como mentor. A troca mútua entre nova geração e ídolo consolidado é renovada por mais um ano com os objetivos muito claros.

“O Avancini é uma inspiração para mim. Desde o ano passado eu comecei a trabalhar com ele e eu pude observar, de fato, mais próximo quão ser humano ele é. Como uma pessoa incrível ele é. Como ele atua em todos os aspectos da vida dele e isso é uma coisa que eu trago muito pra mim. Ser uma pessoa séria, centrada e dedicada nesses aspectos”, conta Marcela.

“Eu acredito muito na missão que a Marcela pode ter para o mercado brasileiro. Hoje eu vejo na Marcela a possibilidade dela se tornar uma embaixadora da integração feminina no esporte. Ainda um esporte masculino, pra mim como atleta e gestor é extremamente desafiador. Nossa reunião com os meninos duram 10 ou quinze minutos. Com a Marcela, eu gasto uma hora. A maneira como eu consigo entender os desafios e dilemas é diferente. É um universo completamente diferente, muito mais complexo e muito mais rico. Sou grato por ter a Marcela em nosso time”, avalia Henrique Avancini.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ciclismo Mountain Bike