Siga o OTD

Ciclismo BMX

Pioneirismo e missão: Avancini lança equipe para mudar o MTB

Formar novos talentos no ciclismo MTB e ajudar os atletas a se desenvolverem são os dois pilares de Henrique Avancini com o Caloi Team e Cannondale Brasil Racing para 2020

Pioneirismo. Missão. Trabalho em família. Ou seriam lágrimas em família? O que não faltou na apresentação do time de Henrique Avancini foi emoção. “Um cara normal, mas que sabe ralar e sabe correr atrás”, é assim que se define o próprio atleta, que tem como meta o desenvolvimento do mountain bike com o Caloi Team e o Cannondale Brasil Racing. O evento de inauguração da loja, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, nesse sábado (25), contou com a presença de todos os atletas e patrocinadores envolvidos no projeto.

“Hoje a gente está realizando um grande sonho, estamos dando um grande passo, pro que eu considero a minha missão de vida: que é desenvolver a cultura da bike no meu país,” define Avancini.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A missão? “Ser o representante (do ciclismo MTB) que não só faça parte de algo, mas que faça a diferença no que eu amo e pelo que eu amo, que é a bicicleta. Esse projeto nasceu em 2015 e nasceu por uma razão. Hoje eu tenho um título mundial nas costas, nos últimos dois anos eu terminei como segundo colocado no ranking mundial. Construi uma carreira de sucesso. Uma carreira consolidada. Me considero uma pessoa extremamente normal. Tem uma mensagem que eu carrego como princípio, que fala que pessoas extraordinárias são capazes de feitos extraordinários.”

A equipe é composta por mais de 15 profissionais dentre a área técnica, física e de desenvolvimento. Henrique Avancini é o mentor, mas o gestor do projeto é quem apostou em sua carreira desde o início: seu pai. “Com todas as dificuldades que nós passamos e enfrentamos, o que a gente teve que buscar pra ele evoluir até onde ele chegou hoje, a gente resolveu começar a montar toda essa estrutura. Começou em 2015 e hoje ampliou,” conta.

“Hoje temos que agradecer, eu nunca imaginaria que de 2012 pra cá a gente pudesse estar tendo uma”, pausa emocionado. “Quando se trata de família, hoje tem o Henrique, Caloi, Cannondale e todos os meninos, considero todos como filhos”, finaliza se desculpando pelas broncas Ruy Avancini.

“Espero falar com vocês mais vezes. Com menos emoção talvez”, diz o pai. “Ou com mais?”, rebate Henrique. “Com mais!”, finaliza Ruy. Pai e filho se emocionam com todo o projeto materializado. A concretização do sonho chegou, mas os pódios e medalhas ainda virão. Que seja só o início!

FICHA TÉCNICA DOS ATLETAS

Caloi Team

Nome: Marcela Lima Braga Matos  

Idade: 19 anos 
Local de Nascimento: Itabirito (MG) 

Principais conquistas: 2 vezes vice-campeã brasileira e campeã da World Cup XCE etapa Congonhas 

A opinião de Avancini: É a nossa buldoguinha. Além de ser extremamente forte, eu acredito na missão que a Marcela pode ter no mercado brasileiro. Eu vi que a minha carreira passou a se tornar nos últimos anos especial e eu mal visualizava isso. Mas eu percebi que eu me tornei um símbolo pra modalidade. E hoje eu vejo na Marcela a possibilidade de se tornar uma embaixadora da causa da integração feminina no esporte.

“Comecei aos 16 anos e, com 18, ingressei na Caloi Avancini Team, um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Sinto-me privilegiada em fazer parte da equipe. Em 2020, os trabalhos seguirão firmes e a dedicação será ainda maior, pois a equipe cresce e evolui junta e, com isso, os resultados serão consequência.”

Nome: Ulan Galinski

Idade: 21 anos 
Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)

Principais conquistas: número 1 do ranking brasileiro de XCO sub-23 em 2019; vice-campeão brasileiro de XCO sub-23 2019; campeão da 3ª etapa da Copa Internacional, categoria Júnior 2016; tetracampeão baiano 2015, 2016, 2017, 2018

A opinião de Avancini: A nossa nova contratação. Conheci há alguns anos atrás e comecei a acompanhar a distância. Começou a me chamar atenção pra algumas coisas de uma forma bastante forte. Principalmente pelo que ele entendia como impacto para o esporte podia gerar. Talvez por vir de um lugar mais isolado ou mais carente de referências pelo próprio isolamento geográfico. Ele entende com uma clareza, que pra mim é impressionante, o quanto que o esporte influencia na vida das pessoas a sua volta.

“Eu me sinto honrado por fazer parte desse projeto inovador no mundo da bike no Brasil, que é a unificação de duas grandes equipes, de duas grandes marcas, com os melhores profissionais e boas pessoas, onde poderemos nos unir, trabalhar e crescer juntos. Tentaremos extrair o melhor uns dos outros, e isso me dá a certeza que será um projeto de muito sucesso. Acho que 2019 foi o ano mais importante da minha carreira até então, não simplesmente por ter tido bons resultados, mas pelo fato de ter amadurecido muito como atleta e ser humano. Pude entender de forma mais clara como funciona o processo de ser um atleta de alto rendimento e passei a sonhar cada vez mais alto. Já para 2020 quero me desenvolver como atleta e conquistar meu espaço entre os melhores ciclistas do Brasil.”

Nome: Pedro Lage

Idade: 20 anos 
Local de Nascimento: Conselheiro Lafaiete (MG)

Principais conquistas: Vice-campeão Brasileiro Júnior 

A opinião de Avancini: O mais veterano do Caloi Team. Ele entrou no nosso projeto em 2018. Estamos indo pra terceira temporada juntos. Um atleta jovem, um atleta que tem uma capacidade de análise bastante impressionante. Está no terceiro ano de sub-23 e passou por um processo, que eu considero extremamente importante na vida de um atleta, que é a primeira lesão grave.

“Difícil mensurar com palavras tamanha felicidade em estar por mais uma temporada neste projeto, e o quanto 2020 marcará a minha carreira e o MTB Brasileiro. O ano de 2019 foi atípico para mim. Iniciei em uma crescente considerável, com bons resultados, mas fui interrompido por uma lesão grave no joelho enquanto competia. Como lidei e contornei essa situação, tenho certeza de que adquiri a resiliência e maturidade necessárias para fazer um excelente trabalho nos próximos anos.”

Cannondale Brasil Racing

Nome: Edson Rezende

Idade: 23 anos 
Local de Nascimento: Lavras (MG) 

Principais conquistas: vice-campeão brasileiro 2016, campeão mineiro 2016, 8º colocado geral no Brasil Ride e 3º colocado na América Man, Campeonato Brasileiro Sub-23 em 2019, Campeonato Internacional Estrada Real na Elite e a Brasil Ride na American Man

A opinião de Avancini: Entrou no projeto em 2018 e eu comecei a conversar com ele em 2016. A primeira coisa que me chamou muita atenção foi a clareza dele e a consciência dele de querer buscar a evolução. Ele tem uma cabeça muito próxima a minha. Hoje, eu com 30 anos. E uma cabeça extremamente mais desenvolvida quando eu tinha a idade dele. Isso me faz ter muita fé na forma dele trabalhar. Um atleta que vem crescendo ano a ano e vem quebrando as próprias barreiras.

“Quero continuar me desenvolvendo, como tenho feito nos últimos anos, para que consiga ter bons resultados. Meu principal objetivo é me consolidar no top 3 da elite brasileira e estar no top 3 das principais provas do país.”

Nome: Guilherme Muller

Idade: 26 anos 
Local de Nascimento: Monte Sião (MG)

Principais conquistas: vice-campeão brasileiro 2019, campeão da Taça Brasil, campeão Abierto Across Argentina, Campeão da Copa Barnechea Chile

A opinião de Avancini: O Gui é quase desconfortável para mim apresentá-lo porque ele dispensa apresentações. Hoje, é o segundo atleta brasileiro no ranking mundial, segundo atleta na história a entrar no top 35 mundial, o primeiro fui eu. É um atleta extremamente consistente, vem numa crescente há anos e ainda não recebeu o valor que ele já tem durante bastante tempo.

“Em 2020 embarcamos em um projeto totalmente inovador para o ciclismo brasileiro. Estou muito feliz em poder vivenciar todo esse crescimento do esporte. As metas em 2020 são grandes e estamos empenhados para colher bons frutos de todo esse trabalho.”

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ciclismo BMX