Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasileiros são eliminados no primeiro dia do Mundial

Williames Santos, no katá, e Kaíque Rodrigues, no kumitê até 84kg, avançam duas lutas, mas caem nas oitavas e não vão à repescagem; quatro atletas perdem na estreia

Rede do Esporte

O Brasil não avançou para as fases decisivas do primeiro dia do Campeonato Mundial de caratê, que está sendo disputado em Madrid, na Espanha. Dos seis atletas que lutaram, quatro perderam na primeira rodada e dois conseguiram avançar duas fases. No katá, Williames Santos foi até a terceira fase, assim como Kaíque Rodrigues, na categoria até 84kg do kumitê. Já Alberto Azevedo, Isabela Rodrigues, Nicole Mota e Gabriele Sepe perderam na estreia. A competição segue nesta quarta-feira com mais seis brasileiros em ação.

Nesta terça-feira, Kaíque Rodrigues, de apenas 20 anos, começou bem sua campanha, vencendo por 2 a 0 o jordaniano Mahmoud Sajam. A luta foi equilibrada, até que faltando trinta segundos, o brasileiro conseguiu um golpe que lhe rendeu os dois pontos. Na sequência, contra Kader Traore, de Burkina Faso, o brasileiro saiu atrás, levou um chute na cabeça, mas conseguiu a virada e venceu por 7 a 3. Nas oitavas de final, fez um combate bem equilibrado com o francês Kenji Grillón, mas perdeu por 2 a 1. O rival anotou dois pontos no início da luta, e conseguiu segurar a vantagem. Nos últimos segundos, o brasileiro anotou um ponto, mas não o suficiente para virar.

” Foi um vacilo, não esperava aquele golpe, aí não deu para recuperar. Avancei duas rodadas e perdi pelo francês, que tem um currículo grande. Já tinha perdido para ele. Senti que dava, mas não consegui” – disse o atleta, de 20 anos.

No katá, Williames Santos começou com duas vitórias por 5 a 0. Passou por Michael Nakapandi, da Naníbia, e Mesfer Alasmari, da Arábia Saudita. Na terceira rodada, caiu diante do malaio Chee Lim, também por 5 a 0.

Abelardo Mendes Jr/Rede do esporte.gov.br

Na categoria acima de 84kg, Alberto Azevedo perdeu na estreia para o palestino Mohammed Owda por 5 a 2. Owda não avançou e o brasileiro ficou sem chance de repescagem. O combate foi tumultuado, com um Alberto levando um soco em que o dedo do rival entrou dentro de seu olho. Depois, não conseguiu se recuperar pois não conseguia ver o adversário com nitidez:

” O dedo pegou dentro do meu olho, se eu focar em algo mais próximo dói.Ver  com dois olhos, ajuda a ver a distância. Aí depois eu só conseguia dar golpe de baixa, porque em cima eu tava pensando que poderia acontecer de novo” – explicou Alberto, de 22 anos.

Na categoria acima de 68kg, Isabela Rodrigues saiu de bye na primeira rodada, ou seja, não precisou lutar, e, na sequência, enfrentou a italiana Clio Ferracucci. Em uma luta equilibrada, perdeu por 3 a 1. Na até 68kg, Gabriele Sepe perdeu na primeira luta, por 2 a 0, para a espanhola Cristina Gonzalez.

No katá feminino, Nicoli Mota foi eliminada logo na primeira rodada, diante da francesa Alexandra Feracci por 4 a 1. A algoz acabou sendo eliminada logo na sequência, e ela perdeu qualquer chance de ir à repescagem.

Mais em Volta Olímpica