Siga o OTD

Canoagem Slalom

Mundial de canoagem slalom definirá vagas para Paris 2024

O Brasil contará com oito atletas no Canal Lee Valley, em Londres, local que foi palco dos Jogos Olímpicos de 2012

Equipe brasileira que representará o país no Mundial de canoagem slalom (Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem)
(Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem)

Oito atletas e mais dois treinadores já estão se preparando para mais uma competição, desta vez, o Campeonato Mundial de canoagem slalom/caiaque cross (nas categorias sênior), que será realizado na cidade de Londres, na Inglaterra. Além do cobiçado título mundial, as provas também garantem vagas para as Olimpíadas de Paris 2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

As competições acontecerão no Complexo Olímpico de Lee Valley, durante os dias 19 a 24 de setembro, com a participação dos seguintes atletas convocados pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa): Pedro Henrique Gonçalves, Mathieu Desnos, Guilherme Mapelli, Ana Sátila, Omira Estácia Neta, Beatriz de Paula Simões da Motta, Kauã Luiz Amaral da Silva e Charles Correa, supervisionados pelos treinadores, Ettore Ivaldi e Ricardo Taques.

Mais de 300 atletas, de 58 países, estarão no Lee Valley, que foi especialmente construído para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, e é conhecido em todo o mundo como um dos melhores cursos de água branca do planeta. Assim, este evento irá definir as primeiras 56 cotas olímpicas para Paris 2024. Já nas disputas da categoria estreante, K1 Extremo, as vagas sairão em uma competição no próximo ano. Além disso, em março de 2024, no Rio de Janeiro-RJ, durante o Campeonato Pan-Americano, sairão as últimas vagas, as chamadas cotas continentais. Veja aqui como funcionará as classificações olímpicas da canoagem slalom (em inglês).

Falas dos atletas

Ana Sátila falou do apoio do Comitê Olímpico da Confederação Brasileira. “Deixaram tudo preparado para que a gente chegasse aqui nas condições perfeitas. Estou muito feliz com a minha preparação, a gente tem se dedicado muito durante todos esses anos para estar aqui hoje nesse momento. Então esse está sendo o momento único na minha carreira, a primeira vez que eu estou tão focada e ao mesmo tempo tudo está fluindo muito perfeito”.

Por outro lado, Pedro Henrique Gonçalves (Pepê), atleta da canoagem clalom e caiaque cross, falou sobre a preparação da equipe brasileira. “As minhas expectativas, é claro, conseguir essa vaga para o Brasil e buscar essa medalha inédita no Mundial. Vamos fazer o melhor dentro da água como sempre e, agora com um gostinho especial, estamos mais preparados do que nunca. Bora Brasil”.

“Estou com uma boa expectativa, é a minha primeira vez nessa pista e eu espero ter grandes e bons resultados e que a gente consiga a vaga Olímpica para o Brasil”, disse a atleta Beatriz da Motta.

Charles Correia, da categoria C1, treinou em Praga e agora está em Londres treinando com a equipe para o Mundial de canoagem slalom. “Estamos treinando super bem aqui e estamos focados para conquistar essa Vaga Olímpica, queremos competir ano que vem em Paris”.

*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Canoagem Slalom