Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila conquista a prata na Copa do Mundo de Augsburg

Ana Sátila faz grande competição e leva a prata no caiaque cross na primeira etapa da Copa do Mundo da temporada

Ana Sátila na Copa do Mundo de canoagem slalom
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Nada melhor do que abrir a temporada com um pódio. Participando da primeira etapa da Copa do Mundo de canoagem slalom do ano, a brasileira Ana Sátila conquistou a medalha de prata no caiaque cross, em Augsburg, na Alemanha, neste domingo (04). Ela venceu as três baterias eliminatórias e chegou atrás da italiana Stefanie Horn na final.

Depois de ser semifinalista nas provas “tradicionais” da canoagem slalom, o C1 e o K1, Ana Sátila caiu na água para disputar o caiaque cross, modalidade que fará sua estreia no programa olímpico em Paris 2024. Na tomada de tempo, a brasileira anotou 90s42 e teve apenas o 29º melhor tempo entre todas as competidoras da disputa.

Ainda assim, conseguiu avançar para as eliminatórias. Na primeira bateria, superou a concorrência de duas francesas e uma eslovaca para chegar em primeiro lugar. Na fase seguinte, pelas quartas de final, não precisou de muito esforço para avançar, já que duas atletas de sua série perderam portas na descida e foram eliminadas.

Ana Sátila durante disputa do caiaque cross na Copa do Mundo de canoagem slalom
Ana Sátila na disputa do caiaque cross (Foto: Jonne Roriz/COB)

Pela semifinal, Ana Sátila também terminou em primeiro lugar, a frente da andorrana Monica Vilarrubla e da tcheca Veronika Vojtova, e assim avançou à final. Na grande decisão, competiu contra outras três atletas e terminou em segundo lugar, faturando a medalha de prata. A italiana Stefanie Horn levou o ouro, enquanto Vilarrubla ficou com o bronze.

Outros brasileiros

Outros três brasileiros também participaram do caiaque cross na Copa do Mundo de Augsburg. Mathieu Desnos conseguiu chegar até as quartas de final e encerrou sua participação em 11º lugar na classificação geral. Já Omira Estácia não passou da primeira eliminatória, ficando em 30º lugar. Por fim, Pepê Gonçalves, um dos grandes nomes do caiaque cross mundial, perdeu uma porta ainda na tomada de tempo e não pôde disputar as eliminatórias.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Slalom