Siga o OTD

Canoagem Slalom

Campeonato Brasileiro inaugura novo Canal de Tibagi

Campeonato Brasileiro, realizado neste final de semana, marcou a inauguração do novo Canal de Canoagem Slalom em Tibagi, no Paraná

Guilherme Rodrigues é campeão do pan-americano de canoagem slalom
Campeonato Brasileiro de canoagem slalom foi realizado em Tibagi (Foto: CBCa/Divulgação)

Terminou neste domingo (2), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Canoagem Slalom Extremo, que marcou a inauguração do novo Canal de Tibagi, no Paraná. Ao fim de 16 disputas, o Instituto Meninos do Lago (IMEL) foi a equipe que mais pontuou no evento, com 1075 pontos. Guilherme Rodrigues e Omira Estácia faturaram dois ouros cada, sendo os destaques da competição.

+ Aberto Nacional Sub-23 de judô garante dez atletas em Assunção 2022

Guilherme venceu o K1 Masculino Sênior e o K1 Masculino Extremo Sênior. Seu primeiro pódio veio depois de fazer o tempo de 75.34 na final do caiaque (K1), em uma descida limpa e sem penalidades. Ele foi 4.76s mais rápido que o segundo colocado, Murillo Sorgetz (ASTECA), que completou o percurso em 80.10. Já a medalha de bronze ficou com Guilherme Mapelli (ASTECA), a 82.20.

“Foi uma prova sensacional, em um lugar novo que vai ser de grande importância para a canoagem brasileira. Esse canal está excelente para a criançada, para nós, para o nosso ciclo de campeonatos nacionais que vai ser super importante. Foi uma prova simplesmente fantástica”, falou Guilherme Rodrigues.

Omira Estácia Brasileiro de canoagem slalom
Omira Estácia levou três medalhas em Tibagi (Foto: Divulgação/CBCa)

A medalha no K1 Extremo chegou no final da tarde deste domingo (29), Guilherme dominou a prova do início ao fim. Murilo Sorgetz até ameaçou a liderança, mas acabou em segundo. Já o terceiro colocado foi André Luis de Paula (Semeando).

Omira Estácia (IMEL) faturou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata. No K1 feminino, ela venceu mesmo tendo três penalidades, fechando em primeiro lugar com 96.23. A prata da categoria ficou com Beatriz da Motta (APEN) e o bronze foi para Maria Eduarda Morais (IMEL). O segundo ouro de Omira foi no K1 Extremo, onde Marina Souza Costa (IMEL) levou a prata e Beatriz da Motta (APEN), o bronze.

Disputas da canoa

No C1 feminino, o lugar mais alto no pódio ficou com Beatriz da Motta (APEN), que concluiu o percurso em 92.58. A prata ficou com Omira Estácia e o bronze foi para Poliana Sofia (IMEL). Pela disputa do C1 masculino, o campeão foi Charles Corrêa (APEN). Ele garantiu o tempo de 80.56 nas corredeiras do Canal Tibagi, a frente de Kauã da Silva (APEN), com 80.79, e de Felipe Borges (IMEL), com 84.88.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Muito contente em ter participado de mais um brasileiro e ainda mais em levar uma medalha de ouro pra casa, depois de um ano parado. Estou voltado agora com força total, graças a Deus deu tudo certo e estou muito feliz e obrigado pela torcida”, disse Charles.

Charles Correa no Brasileiro de canoagem slalom
Experiente Charles Correa venceu o C1 em Tibagi (Foto: CBCa)

Inauguração do Canal de Tibagi

O canal semiartificial de canoagem slalom de Tibagi tem 250 metros de extensão. As corredeiras são de Classe II e III, com volume aproximado de 20 metros cúbicos. Trata-se de uma obra com baixo custo de manutenção e que irá trazer benefícios tanto para o esporte quanto para o turismo. Será uma opção de treinamento para equipes do Brasil e do mundo, e para atletas de nível internacional.

“Quando assumimos a CBCa no final do ano passado viemos com uma grande missão, de manter e aprimorar os resultados obtidos pelos nossos atletas de alto rendimento, mas também de desenvolver a nossa base e popularizar o esporte, oportunizando seu acesso a toda a população. e tenho certeza que esse canal será importantíssimo nesse processo”, falou o presidente da CBCa, Rafael Girotto.

Mais em Canoagem Slalom