Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila e Pepê representarão o país nas finais do Mundial Extreme

Eles foram os melhores brasileiros nas tomadas de tempo e conseguiram classificação para briga pela medalha, marcada para a manhã de domingo

Ana Sátila canoagem slalom Pepê Gonçalves Mathieu Desnos Mundial de canoagem slalom Mundial de Canoagem Extreme Ranking Series Augsburg
Ana Sátila é a líder do ranking mundial na modalidade (Wander Roberto/COB/arquivo)

Ana Sátila e Pepê Gonçalves serão os representantes do Brasil nas finais do Mundial de Canoagem Extreme em Bratislava, capital da Eslováquia. Eles cravaram os melhores tempos dentre os compatriotas nas cronometragens realizadas nesta sexta-feira (24). As disputas por medalha dessa modalidade, que vai estrear em Paris no programa olímpicos, estão marcadas para domingo (26). Além deles, competiram Omira Estácia, Pedro Aversa, Guilherme Rodrigues e André Luiz de Paula.

Ana Sátila, número um no ranking mundial do Extreme, cravou 60s46 na descida, o 12º melhor tempo e mais de três segundos abaixo dos 63s51 de Omira, o 38º melhor dentre todas as competidoras. Pepê Gonçalves, atleta do Time Dux Nutrition, marcou 55s80, nono melhor no geral, contra 60s13 de André Luiz de Paula, o 45º, 60s24 de Guilherme Rodrigues (49º) e 63s64 de Pedro Aversa (65º).

Como funciona

A tomada de tempo da Canoagem Extreme define os canoístas que vão para a final com eles descendo sozinhos. Classificam-se, via de regra, 32 canoístas, sendo apenas um por país, o de melhor tempo. Caso o grupo de 32 não se complete com um por país, começam a entrar os segundos melhores de cada nação, sempre respeitando-se o melhor tempo. No dia da briga pelas medalhas, as disputas são em baterias de quatro canoas, avançando sempre os dois melhores até a grande decisão. Duas semanas atrás, na etapa de Pau, na França, da Copa do Mundo, Ana Sátila conquistou a prata.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Semifinais e finais do C1 e K1

Além do Extreme, Ana Sátila, Pepê Gonçalves e também Mathieu Desnos estão competindo nas modalidades C1, a canoa, e K1, o caiaque, no Mundial de Canoagem Slalom. Na quinta-feira (23), Ana Sátina se classificou para as semifinais de ambas, com direito à vitória na eliminatória do C1. Já no masculino, Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos não estrearam bem no K1, mas se recuperaram na repescagem e também se classificaram para a semifinal. As semifinais e a final do K1, em ambos os naipes, serão neste sábado (25) e as do C1 serão do domingo (26). Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

Mais em Canoagem Slalom