Siga o OTD

Breaking

Luan San fica em quarto lugar no primeiro Mundial

Campeonato conta pontos na corrida para os Jogos Olímpicos de 2024; o Brasil levou três atletas na primeira missão da delegação da modalidade

Luan San Mundial de breaking
(divulgação/CNDD)

O brasileiro Luan San conquistou o quarto lugar no WDSF World Championship Breaking, primeiro Campeonato Mundial de Breaking, que aconteceu neste fim de semana no Théâtre du Châtelet, em Paris, cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2024. O fará na capital francesa a estreia no programa olímpico. O Brasil foi representado, além de Luan, pelos B-boys e B-girls Itsa, Nathana e Rato. No feminino, Ayume e Ami do Japão ficaram com o primeiro e segundo lugares, respectivamente, seguidas pela alemã Jilou. No masculino, o americano Victor levou o ouro, e o canadense Philkwizard e Amir Zakirov do Casaquistão ficaram com a prata e o bronze.

Essa foi a primeira disputa internacional da seleção brasileira de dança breaking, em uma parceria do Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD), entidade responsável pelo esporte no Brasil, e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação brasileira contou com membros das Comissões de Ciência do Esporte, Técnica, Desenvolvimento Esportivo, Arbitragem Internacional, Representante do COB e Diretorias CNDD, que acompanhou os atletas.

+ 2021: O ano de ouro do esporte olímpico brasileiro

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quase 200 competidores

Ao todo, participaram do Mundial de Breaking, além de Luan San, 107 homens e 90 mulheres de 60 países em formato 1×1. Na fase classificatória todos se apresentaram para os árbitros e os 32 melhores de cada naipe avançaram. Foram formados então oito grupos de quatro atletas que disputaram entre si para determinar o melhor de cada grupo. E assim, na disputa direta, seguiram para as quartas de final, semifinais e final. No evento, a federação internacional de dança, a WDSF, informou que Paris 2024 contará com vagas para homens e 16 para mulheres, sendo que a França já tem uma vaga em cada naipe.

Mais em Breaking