Siga o OTD

Breaking

ITSA e Xandin vencem o Red Bull BC One e se garantem no Mundial

Na etapa do Brasil do Red Bull BC One, ITSA e Xandin conseguiram a vitória e se garantiram na etapa mundial, que acontece em novembro

ITSA - Breaking
(Instagram/redbullbcone)

A tarde deste domingo (3) na cidade de São Paulo foi marcada pela final brasileira Red Bull BC One 2021. A competição, a maior de breaking do país, começou com os 16 melhores b-boys e b-girls de todo o país. Em duelos 1×1 eliminatórios, o título ficou com ITSA, no feminino, e Xandin, no masculino. Com isso, os dois se garantem na disputa do mundial, que acontece em novembro.

-Entenda o Breaking

As finais do Red Bull BC One 2021

Diferente de toda a competição, que foi feita com uma série de duas entradas de cada atleta durante a batalha, a final foi disputa em uma série de três entradas. Na decisão feminina, ITSA e Natana fizeram uma batalha equilibrada. Com cada uma das B-Girls apostando no seu próprio estilo, a vitória ficou com ITSA.

“Gostaria de dedicar esse troféu a minha família e principalmente aos meus avós que se foram por conta da Covid-19. O Brasil tem muito a oferecer e podemos fazer muito bonito”, comentou ITSA.

Já entre os homens, Xandin e Kapu apostaram nos movimentos no chão e na originalidade de cada um. Desta forma, o título da chave masculina do Red Bull BC One de 2021 ficou com Xandin.

Xandin
(Crédito: Fabio Piva/ Red Bull Content Pool)

Como foram as semifinais

Feminino

As batalhas por uma das vagas na decisçao do Red Bull BC One, Mini Japa e Natana se enfrentaram. Com cada uma das B-Girls colocando a prova o seu estilo, com muitos movimentos no chão e ‘freezing’, Natana conseguiu a vitória por decisão unânime.

Do outro lado da chave, Maia e ITSA duelaram. Em uma semifinal de alto nível, as duas B-Girls usaram e abusaram de movimentos no chão, mais uma vez. Na hora da definição, ITSA, campeã de 2019, saiu com a vitória e a vaga na decisão da competição.

Masculino

Abrindo as semifinais masculinas do Red Bull BC One, Sinistro e Xandin batalharam. Usando e abusando de movimentos no chão e giros na cabeça, Xandin conseguiu a vitória por 3 a 0 e se garantiu na decisão. Na outra semifinal, Kapu levou a melhor contra Luan San, também por decisão unânime.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Batalhas olímpicas

Em Paris-2024, por hora, as disputas do breaking serão individuais, com provas no masculino e no feminino. O DJ comanda as batalhas entre os atletas ou bboys e bgirls.

Se seguir o mesmo esquema da competição usada nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, as batalhas serão no estilo round robin, onde cada participante compete em vários rounds contra vários adversários. Cada round teve um minuto para dois competidores.

Ao final, pontos são somados e os melhores avançam para as fases eliminatórias.

Juízes, sim a competição terá um corpo de jurados, irão avaliar a técnica, variedade de movimentos, performance aliada à musicalidade, criatividade na execução e a personalidade.

Mas essa avaliação ainda precisa de critérios mais específicos rumo aos Jogos de Paris-2024. E isso tudo está a cargo da WDSF (Federação Mundial de Dança Desportiva), que também terá que padronizar um calendário, bem como serão feitas as inscrições dos participantes, um ranking e a pontuação para cada evento.

Mais em Breaking