Siga o OTD

Boxe

Bia Ferreira vai lutar pelo título mundial no dia 27 de abril

Bia Ferreira enfrenta a argentina Yanina Del Carmen Lescano valendo o cinturão do peso médio da Federação Internacional de Boxe (IBF)

Bia Ferreira em luta profissional de boxe
(Foto: Matchroom Boxing)

Bia Ferreira quer fazer história em 2024! A brasileira pode ser a primeira pugilista a conquistar o título mundial no boxe profissional e ganhar a medalha olímpica no mesmo ano. O primeiro objetivo já tem data para acontecer. Ela vai enfrentar a argentina Yanina Del Carmen Lescano no dia 27 de abril, no Centro de Exposições de Liverpool, na Inglaterra.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A baiana, que já é bicampeã do mundo no boxe olímpico, vai disputar o cinturão da categoria 135 lbs (61,235kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF). O título ficou vago depois que a irlandesa Katie Taylor, então campeã, mudou de categoria. Assim, Bia Ferreira tentou desafiar a inglesa Caroline Dubois, líder do ranking da categoria, pelo título. Como já tinha uma luta marcada, a atleta recusou a disputa, assim como sua compatriota Rhiannon Dixon, que preferiu disputar o título da Organização Mundial de Boxe (WBO) diante de Karen Carbajal, em luta que acontece no próximo dia 13 em Manchester.

A próxima na fila foi a sérvia Jelena Janicijevic, que já enfrentou Bia Ferreira quatro vezes no boxe olímpico. O período de negociação de 30 dias para a luta pelo título exigida pela IBF terminou com a atleta do leste europeu removida da disputa por razões não reveladas. Lescano, que tem um cartel de 17 lutas e 14 vitórias, sendo quatro por nocaute, foi então convocado para entrar em negociações para a lutar e imediatamente abraçou a oportunidade.

Carreira híbrida

Até agora, Bia Ferreira, que está conciliando a carreira profissional com a olímpica desde 2022, fez quatro lutas profissionais, venceu todas, duas delas por nocaute. O combate contra Lescano será o único que a brasileira vai fazer antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela quer sua segunda medalha depois de ter sido prata em Tóquio-2020.

Bia Ferreira assinou com a Matchroom e o empresário Brian Peters antes de sua estreia profissional em novembro de 2022. Ela lutará na Inglaterra pela segunda vez. Em julho do ano passado, venceu por pontos Karla Ramos Zamora após oito rounds em Sheffield. Depois de enfrentar Lescano e, quem sabe, conquistar o título mundial da IBF, Bia Ferreira vai se dedicar à preparação para a Olimpíada, que começa três meses depois.

Mais em Boxe