Siga o OTD

Santiago 2023

Keno e Tati garantem vaga olímpica; Bia também vai à final

Keno Marley e Tatiana Chagas vão à final do Pan e garantem vaga em Paris-2024. Bia Ferreira também avança

Bia Ferreira lutando contra norte-americana. Ela garantiu vaga na final do boxe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Keno Machado e Tatiana Chagas
(Foto: Miriam Jeske/COB)

O Brasil já tem três atletas garantidos nas finais do boxe dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. De quebra, o país assegurou mais duas vagas para Paris-2024. Tatiana Chagas (54kg) e Bia Ferreira (60kg) venceram suas respectivas adversárias de semifinal na manhã desta quinta-feira (26), enquanto Keno Marley (92kg) nem precisou entrar em ação para avançar. Tati e Keno carimbaram a classificação olímpica. Por outro lado, Luiz Oliveira (57kg) e Viviane Pereira (75kg) perderam e ficaram com a medalha de bronze.

O primeiro a garantir vaga na decisão foi Keno Marley Machado (92kg). Ele nem precisou lutar seu duelo de semifinal, uma vez que seu adversário, o canadense Bryan Colwell, não passou na avaliação médica. Assim, o brasileiro ganhou por W.O e carimbou o passaporte para sua segunda final de Jogos Pan-Americanos – ficou com a prata em Lima-2019 – e sua segunda edição olímpica – parou nas quartas em Tóquio-2020.

“Eu tive essa vitória atípica. Tinha feito sparring contra o atleta canadense na preparação para o Pan e estava bem confiante para a luta de hoje. Veio de uma forma atípica, mas eu vou comemorar da mesma forma. Amanhã já tem final e o que eu não consegui em Lima, quero conseguir aqui. Estou buscando essa medalha de ouro”, disse Keno, que enfrentará o cubano Julio César La Cruz ou o equatoriano Julio Castillo na decisão.

Tati supera adversária da casa

Tatiana Chagas (54kg) foi quem, de fato, entrou em ação pela primeira vez na sessão das semifinais do boxe. Ela enfrentou a chilena Denisse Bravo e venceu por decisão dividida, em 4:1, levando a melhor em todos os rounds. Garantida na final, a baiana carimba o passaporte para disputar a primeira Olimpíada da carreira. Natural de Salvador, Tati tem 31 anos de idade. Sua adversária na decisão do Pan será a colombiana Yeni Arias.

“Minha vó deve estar muito feliz e orgulhosa comigo. Há um ano, ela assistiu minha luta pela primeira vez, e nesse ano, veio a óbito. Eu não estava por perto e não dei o último adeus a ela. Mas graças a Deus deu tudo certo na minha vida, me classifiquei para Paris e ela deve estar muito orgulhosa. Estou muito feliz. Paris, estou chegando! Me espere!”, falou Tatiana Chagas.

Bia Ferreira passa por campeã olímpica da juventude

Assim como Keno Marley, Beatriz Ferreira (60kg) carimbou o passaporte para sua segunda final de Jogos Pan-Americanos. Ela venceu a estadunidense Jajaira Gonzalez, campeã olímpica da juventude em 2014, por decisão dividida. Bia já estava garantida em Paris-2024, uma vez que sua categoria classificou quatro atletas para os Jogos. Em busca do bicampeonato pan-americano, a baiana vai encarar a colombiana Angie Valdés na decisão.

“Foi uma adversária nova, eu não a conhecia. Já tinha visto em outros campeonatos e sabia que era uma atleta perigosa e interessante de lutar. Levei na malandragem pois sabia que era semifinal. Estou na final, vou encontraar pedreira, mas quero estar forte para sair com o bicampeonato. Consegui conquistar os chilenos e estou me sentindo em casa. A gente só se diverte em cima do ringue”, falou Bia.

Viviane Pereira e Luiz Oliveira ficam com o bronze

Outros dois brasileiros entraram em ação, mas acabaram derrotados e ficaram com a medalha de bronze em Santiago-2023. Viviane Pereira (75kg) perdeu para a panamenha Atheyn Bylon por decisão unânime dos juízes. Já Luiz Oliveira (57kg) caiu diante do norte-americano Jahmal Harvey, campeão mundial em 2021, também por decisão unânime. Sem vaga olímpica, os dois terão outra oportunidade no Pré-Olímpico de boxe do ano que vem.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023