Siga o OTD

Santiago 2023

Finalista do Pan, seleção de beisebol já mira medalha de ouro

Única equipe invicta até agora, Brasil vai disputar pela primeira vez uma decisão de Jogos Pan-Americanos. Será no sábado, mas antes cumpre tabela contra o México nesta sexta

Eric Pardinho e panamá beisebol jogos pan-americanos santiago 2023 pan
Eric Pardinho fechou a vitória contra o Panamá (Natan Pires/Tailgate Zone)

Santiago – Havia muito pouca expectativa em cima do que a seleção brasileira de beisebol poderia fazer nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Em um grupo com duas das nações mais tradicionais da modalidade, Venezuela e Cuba, parecia que a única coisa a fazer seria tentar ganhar da Colômbia, a outra integrante da chave. Ainda assim seria difícil, os colombianos também têm uma liga profissional. Passados exatos oito dias, tudo mudou. O Brasil bateu os três primeiros adversários, classificou-se pela primeira vez na história para a Super Rodada e, nela, derrotou o tradicional Panamá.

A campanha de quatro vitórias em quatro jogos é a única invicta de todas as oito seleções no torneio de beisebol dos Pan de Santiago. O Panamá, um dos algozes da seleção nas eliminatórias para a World Baseball Classic, estava 3-0 até perder para a seleção por 5 a 3 nesta quarta-feira (25). Essa quarta vitória deixou o Brasil muito perto da final dos Jogos, vaga confirmada na quinta (26), com uma rodada de antecedência, após a Colômbia derrota o México.

Aprendendo a correr

Com o novo cenário, uma palavra entrou no vocabulário dos atletas: ouro. “Cada passo que a gente dá, vamos acreditando um pouco mais no que viemos trabalhando lá de trás. Queríamos classificar e classificamos. Só que não estamos felizes só com isso, agora queremos ir em busca da medalha e queremos ir atrás do ouro”, disse o experiente arremessador André Rienzo, primeiro brasileiro a começar um jogo no montinho por um time da Major League Baseball (MLB), a principal liga de beisebol dos Estados Unidos. “A gente vai caminhando e aprende a correr. Por que não sonhar? Se a gente sonha, não deixamos de ser criança nunca. E eu sou uma criança grande.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Eric Pardinho, também arremessador na MLB, é outro mostrando que o ouro entrou na pauta. “O foco é um só: o ouro! Estamos buscando a meta mais alta, independente do que ocorra nos resultados, estaremos preparados para o mais difícil”, afirmou o atleta do Vancouver Canadians, time do Toronto Blue Jays que joga uma das ligas menores na liga profissional estadunidense. E, não se engane, não confunda confiança com deslumbramento: “Eu acredito no potencial que tenho, todo o trabalho que fiz o ano inteiro. É não pensar e só jogar. Deixar que todo o trabalho que eu fiz antes, saia naturalmente.”

André Rienzo Osvaldo Carvalho brasil panamá beisebol jogos pan-americanos santiago 2023 pan
Rienzo e Osvaldo logo após a vitória sobre o Panamá (Natan Pires/Tailgate Zone)

Não me acorda!

Na vitória sobre o Panamá, Osvaldo Carvalho foi um dos atletas mais decisivos do Brasil. Com uma paulada para o campo central externo, impulsionou três corridas na parte alta da última entrada, desempatando o jogo e colocando 4 a 1 no placar. O jogo terminou 5 a 3. “Se for um sonho, não me acorda, porque está maravilhoso!”, disse, ainda no campo do Centro de Béisbol y Sóftbol, palco do torneio de beisebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. “Não tem sensação melhor. É inexplicável isso que está acontecendo. Nosso preparo foi bastante duro no começo do ano. Vamos atrás dessa medalha, vamos buscá-la.”

*Contribuiu Juvenal Dias.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023