Siga o OTD

Boxe

Keno Marley e Bia Ferreira levam o título do Torneio de Strandja

Bia Ferreira e Keno Marley arrasam adversários e são campeões do Torneio de Strandja

Keno Marley Machado, Mateus Alves e Leo Macetter Torneio de Strandja de boxe
Keno Marley e os treinadores Léo Macetter e Mateus Alves (Foto: Divulgação/Strandja Tournament)

Começando o ano com tudo! Beatriz Ferreira (60kg) e Keno Marley Machado (92kg) conquistaram a medalha de ouro no Torneio de Strandja de boxe, em Sófia, na Bulgária, na estreia da temporada internacional. Neste domingo (26), Bia bateu a chinesa Yang Wenlu, enquanto Keno superou o experiente equatoriano Julio Castillo, ambos por decisão unânime. O Brasil ainda teve um bronze com Abner Teixeira (+92kg) na competição que é uma das mais renomadas da modalidade.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Palmeiras faz nove e goleia na estreia do Brasileiro Feminino
+ Em seu retorno, Beatriz Souza leva o ouro no Open de Varsóvia
+ Avancini é 10º no XCO da Copa Catalã Internacional de MTB
SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A primeira a entrar em ação neste domingo foi Beatriz Ferreira. Vindo de três vitórias, a vice-campeã olímpica e mundial encontrou na final da categoria até 60kg uma das grandes surpresas da competição. Isto pois Yang Wenlu foi a responsável por eliminar a campeã mundial Rashida Ellis ainda na primeira fase. No entanto, na decisão, o poderio da brasileira se fez valer sobre a adversária. Bia impôs um forte ritmo e venceu todos os rounds, ganhando assim por decisão unânime dos juízes.

Bia Ferreira Torneio de Strandja de boxe
Bia Ferreira comemora vitória na final (Foto: DIvulgação/Strandja Tournament)

Dessa forma, Bia Ferreira assegurou sua terceira medalha de ouro no Torneio de Strandja, depois de também triunfar em 2019 e em 2021, nas últimas duas vezes em que participou do evento. O torneio abre a temporada da brasileira, que já terá a disputa do Campeonato Mundial no próximo mês, em Nova Délhi, na Índia. Além de ter sido vice-campeã em 2022, Bia levou o título da competição em 2019.

Keno consegue revanche

Horas mais tarde, foi a vez de Keno Marley entrar em ação, contra um adversário já conhecido pela final da categoria até 92kg. Julio Castillo e o brasileiro se enfrentaram na final dos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022 e o equatoriano levou a melhor na ocasião.

Além disso, o duelo colocou frente a frente dois atletas com currículos recheados de conquistas. Keno tem 22 anos, foi vice-campeão mundial em 2021 e campeão olímpico da juventude em 2018, enquanto Castillo conquistou a prata no Mundial de 2019 e tem três medalhas em Jogos Pan-Americanos no histórico.

Keno Marley Torneio de Strandja de boxe
Juiz dá vitória a Keno Marley (Foto: Divulgação/Strandja Tournament)

Aproveitando-se da boa campanha em Strandja, Keno Marley conseguiu se impor sobre Castillo e foi dominante para vencer o combate por decisão unânime. O brasileiro levou os dois primeiros rounds por 10-9 na opinião dos cinco jurados e controlou a luta na última parcial. Foi dessa forma que o baiano de Sapeaçu conquistou o primeiro título do boxe brasileiro masculino na competição.

Melhor desempenho da história

O Brasil fechou o Torneio de Strandja de boxe com três medalhas. Além dos dois ouros, levou um bronze com Abner Teixeira (+92kg), após perder na semifinal para o armênio Davit Chaloyan. O país contou com uma equipe de 12 atletas no torneio. Eles agora voltam ao território nacional para se prepararem para os Campeonatos Mundiais, os Jogos Pan-Americanos e as demais competições da temporada.

Com dois ouros e um bronze, este foi o melhor desempenho do Brasil na história do Torneio de Strandja. Antes, a melhor campanha havia sido em 2019, quando o país levou uma medalha de ouro e três de bronze – na ocasião, Bia e Abner também medalharam. A última participação brasileira no evento havia sido em 2021, com a conquista de um ouro e dois bronzes.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Boxe