Siga o OTD

Judô

Em seu retorno, Beatriz Souza leva o ouro no Open de Varsóvia

Após quatro meses sem competir, Beatriz Souza retorna com medalha de ouro no Open Europeu de Varsóvia

Beatriz Souza Open Europeu de judô
Beatriz Souza comemora vitória (Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

A brasileira Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro no Open Europeu de judô em Varsóvia, na Polônia, neste domingo (26). Ela venceu quatro lutas até chegar no título da categoria acima de 78kg, incluindo a chinesa Xu Shiyan na decisão. Vice-campeã mundial no ano passado, a competição marcou seu retorno aos tatames após quatro meses afastada por uma lesão no cotovelo. Beatriz Freitas (78kg) ficou em quinto lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Quinta colocada do ranking mundial, Beatriz Souza foi a cabeça de chave número 1 de seu torneio. Apesar de contar com apenas 18 atletas, sua categoria teve ainda outras duas atletas no top-20 do ranking: as chinesas Xu Shiyan e Su Xin. A brasileira teve uma trajetória tranquila até chegar nas fases decisivas, passando pela austríaca Maria Hoellwart e pela francesa Samah Hawa Camara.
+ Marcelo Melo e Juan Cabal ficam com o vice do Rio Open
+ Brasil conquista nove medalhas no Pan Am Series I de taekwondo
Bia Ferreira leva o ouro no Torneio de Strandja de boxe
SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pela semifinal, Bia passou por outra polonesa, Kinga Wolszczak, 53ª colorada do ranking mundial. Dessa forma, se garantiu na final e encontrou Xu Shiyan, número 10 do mundo. No embate entre as duas atletas mais bem ranqueadas da competição, quem levou a melhor foi a brasileira, por waza-ari, conquistando assim a medalha de ouro.

Beatriz Souza no Open Europeu de judô
Bia em ação (Foto: Arquivo/Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Beatriz Souza tem 24 anos e é a atual vice-campeã mundial do peso pesado feminino. No top-5 do ranking mundial, ela está muito bem posicionada para brigar por uma vaga na Olimpíada de Paris 2024. Com a conquista no Open Europeu de Varsóvia, ela somou cem pontos na classificação mundial e 50 no ranking olímpico de judô.

Outros brasileiros

Quem chegou perto do pódio foi Beatriz Freitas (53ª), na categoria até 78kg. Estreando nas oitavas de final, ela passou pela polonesa Paulina Muszynska (146º) e perdeu em seguida para a chinesa Hongtao Wu. Assim, foi para a repescagem, onde passou pela holandesa Silja Kok, se garantindo na disputa pelo bronze. Por lá, perdeu para a também holandesa Lieke Derks (55º) e ficou em quinto lugar.

Beatriz Freitas no Open Europeu de judô em Varsóvia
Beatriz Freitas chegou longe, mas não conseguiu a medalha (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Pela categoria até 70kg, duas brasileiras entraram em ação. Número 35 do mundo e atleta mais bem ranqueada da categoria, Luana Carvalho (35ª) estreou já nas oitavas de final e perdeu para a suíça Gioia Vetterli (155ª), enquanto Eduarda Rosa (123ª) caiu na primeira rodada, diante da francesa Lucie Jarrot. Único homem em ação, Kayo Santos (100kg) perdeu em sua estreia para o tcheco Martin Bezdek.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô