Siga o OTD

Boxe

Bia Ferreira estreia no profissional e inicia carreira híbrida

Bia Ferreira enfrenta Taynna Cardoso no início da carreira híbrida que ela vai levar até Paris-2024, se revezando entre boxe olímpico e profissional

Bia Ferreira estreia no boxe profissional

Campeã mundial em 2019 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Bia Ferreira estreia neste sábado no profissional. A atleta de 29 anos vai enfrentar a compatriota Taynna Cardoso, em Cleveland, nos Estados Unidos. É o início da carreira híbrida que ela vai levar até Paris-2024, se revezando entre o boxe olímpico e o profissional. O combate deve começar por volta de 21h30 no horário de Brasília e terá transmissão ao vivo pela Dazn.

+Bia Ferreira vira profissional sem perder foco no ouro olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Eu estou feliz e sei a importância que é ter duas brasileiras fazendo uma luta profissional num grande evento como esse. Eu estou pronta, estou preparada. Acredito que vai sair um show. Vai ser uma luta bem bonita. Espero representar bem e, claro, mostrar o meu talento no boxe profissional. Estou me sentindo muito bem e confiante demais”, afirmou empolgada Bia Ferreira.

Desafio na estreia

Diferente do que rotinamente acontece em estreias profissionais de quem vem do boxe olímpico, Bia Ferreira não vai enfrentar uma galinha morta. Muito pelo contrário! A adversária, Taynna Cardoso, de 34 anos, está invicta. “Ela é uma atleta de nível. O comum para uma estreia é pegar uma atleta bem abaixo do nível e estamos lutando contra uma atleta que já foi da seleção brasileira, que tem cinco lutas e nenhuma derrota no profissional e que tem muito recurso técnico. Então, a Bia está entrando já para ser testada e mostrar seu nível”, analisa Mateus Alves, técnico da seleção brasileira de boxe olímpico, que também fará sua estreia no profissional.

“Eu estou muito motivado também por ser minha primeira luta no boxe profissional tradicional. Eu já participei das ligas profissionais da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador), mas que não era do mundo do boxe profissional como WBC (Conselho Mundial de Boxe) e WBA (Associação Mundial de Boxe). Então, para mim, também é muito motivador depois de ter mais de 2500 lutas internacionais no boxe olímpico, estrear no profissional”, explica o treinador, que garante que Bia Ferreira tem tudo para fazer bonito na estreia. “A gente treinou 12 semanas para esta luta. Ela está fisicamente muito bem. Eu acho que vai ser uma grande luta”, aposta.

Promotor de peso

Outro motivo que anima tanto o técnico Mateus Alves como Bia Ferreira é a estrutura e o carinho com o qual estão sendo tratados pela Matchroom Boxing, empresa com a qual a pugilista assinou contrato profissional. “É uma gigante do boxe profissional, especialmente do feminino. É uma empresa inglesa que transformou o boxe feminino profissional. Eles têm apostado muto na modalidade, fazendo grandes lutas com a Katie Taylor (irlandesa, campeã mundial do peso leve) cujo promotor é o mesmo da Bia e da Alycia Baumgardner (americana), que é a atual campeã da categoria da Bia (superpena)”, explica o treinador. “A Bia está tendo um apoio, um investimento na carreira dela. Eu estou muito motivado e muito feliz com essa possibilidade que ela está tendo porque ela é a primeira brasileira, tanto no masculino como no feminino, a fazer um contrato com a Matchroom”, completou.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe