Siga o OTD

Boxe

Sem sustos, Bia Ferreira está na semifinal do Brasileiro

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio e finalistas dos últimos dois mundiais fechou no primeiro assalto duelo contra Julia Alves. Jucielen Romeu também venceu, e dia teria mais atletas da seleção permanente

Bia Ferreira boxe beatriz Ferreira mundial de boxe mundial de boxe feminino mundial feminino de boxe final semifinal Alessia Mesiano Campeonato Brasileiro de Boxe semifinal
(Aiba/arquivo)

A medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio Bia Ferreira venceu a primeira luta dela no Campeonato Brasileiro de Boxe sem dar chances para a zebra. Finalista dos últimos dois mundiais, ela encerrou ainda no primeiro assalto o duelo desta quinta-feira (7) contra Julia Alves pelas quartas de final da categoria até 60 quilos. Um pouco antes, na até 57 quilos, Jucielen Romeu, também da seleção permanente, passou por unanimidade por Yasmine Silva e está entre as quatro melhores da até 57 quilos.

O quarto dia do Brasileiro de boxe teria, ainda, as chaves da categoria até 75 quilos no feminino e mais três categorias masculinas, com destaques para Michel Andrade e Ronaldo da Silva (51kg), Keno Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg), esse último medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Bia Ferreira, campeã mundial em 2019 e vice em 2022, como de praxe foi para cima da adversária e forçou abertura de contagem três vezes ainda nos primeiros três minutos. Sendo assim, impôs o RSC, quando o juiz encerra o combate diante do castigo imposto por um dos pugilistas. Outras duas lutas da mesma categoria foram realizadas, com vitórias de Monica da Conceição por decisão dividida sobre Millena Teixeira (3 a 2) e de Receba Santos por RSC sobre Vitória dos Santos.

+ Caroline Almeida avança para a semifinal na até 50 quilos

Jucielen Romeu

Jucielen Romeu foi a primeira a lutar no quarto dia do Campeonato Brasileiro de Boxe, disputado no Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e derrotou por unanimidade Yasmine Silva pelas quartas de final. Na mesma categoria (57kg), Taynna Cardoso venceu Samira da Silva por 4 a 1 e Daphyne Amorim e Thaynara Santos passaram por Juliana Freitas e Yasmin da Silva, respectivamente, ambas por RSC.

Jucielen Romeu Mundial de boxe feminino
Jucielen Romeu venceu mais uma e está na semi (Foto: Arquivo/IBA Boxing)

Keno Machado

Atual vice-campeão mundial, Keno Marley Machado venceu mais uma luta com sobras. Sua luta contra Aguinaldo Leão da Cruz foi interrompida ainda no segundo round, depois que o baiano acertou um golpe em cheio no brasiliense. Keno se classificou para a semifinal da categoria até 92kg, onde terá o pernambucano João da Silva pela frente.

Abner Teixeira

Quem também teve um duelo encerrado antes do fim foi Abner Teixeira, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele nocauteou o catarinense Gabriel Martins ainda no segundo round. Assim, avançou à semi da categoria acima de 92kg e vai encarar Alisson Santos.

Abner Teixeira nocauteou nas quartas de final (Foto: Arquivo/IBA Boxing)

Categoria até 51kg masculina

Ronaldo da Silva venceu Wendel Barbosa por decisão dividida, em uma luta com ritmo muito acelerada. Wendel dominou o primeiro round, tanto que a árbitra chegou abrir contagem para Ronaldo no primeiro round. Assim, o carioca venceu o assalto. Ronaldo melhorou no segundo round e conseguiu vitória por decisão dividida, deixando tudo aberto para o round final. Por lá, o baiano conseguiu impôr boas sequências de golpes e levou a vitória e avançou à semifinal da categoria até 51kg, onde enfrentará Ruan Pablo de Jesus.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Também na categoria até 51kg, Michel Trindade, que chegou nas quartas de final da categoria não-olímpica até 54kg no último Mundial de boxe, no ano passado, venceu o paranaense Gustavo da Graça por decisão unânime. Ele enfrentará Caique Cardoso, de Rondônia, na semifinal.

Campeonato Brasileiro de Boxe

FEMININO

Até 57kg
Jucielen Romeu
5×0 Yasmine Silva – SELEÇÃO
Taynna Cardoso 4×1 Samira da Silva
Juliana Freitas x Daphyne Amorim (RSC)
Yasmin da Silva x Thaynara Santos (RSC)

Até 60kg
Bia Ferreira
x Julia Alves – SELEÇÃO (RSC)
Millena Teixeira 2×3 Monica da Conceição
Vitória dos Santos x Receba Santos (RSC)

Até 75kg
Flavia Figueiredo
5×0 Haziel dos Santos
Lilian Gonsalves 5×0 Jackline Nascimento
Greice dos Santos x Nadja Santos (RSC)

MASCULINO

Até 51kg
Victor Hugo de Souza 0x5 Ruan Pablo de Jesus
Wendel Barbosa 2×3 Ronaldo da Silva
Caique Cardoso 3×2 Ederson Nones
Gustavo da Graça 0x5 Michael Trindade

Até 92kg
Keno Machado
x Aguinaldo da Cruz (RSC)
Igor da Cruz x João da Silva
Isaque dos Santos x Axel Soares (RSC)
João Pereira 0x5 Ramon Souza

Acima de 92kg
Abner Teixeira
x Gabriel Martins (K.O)
Raiuga de Souza 0x5 Alisson Santos
Matheus de Souza 5×0 Luis Otavio Rotta
Magno Straubel x Joel Ramos da Silva (RSC)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Boxe