Siga o OTD

Boxe

Keno Machado é campeão e Brasil deixa a Hungria com nove troféus

O Bocksai Istvan Memorial foi o primeiro torneio disputado pelo brasileiro após a conquista da medalha de prata no Mundial da Sérvia. No total, seleção levou quatro no feminino e mais cinco no masculino

Keno Machado Keno Marley boxe campeão hungria Bocksai Istvan Memorial
Keno Machado, no aito do pódio. À frente, o técnico Mateus Alves (facebook/okolvivoszovetseg)

O vice-campeão Mundial Keno Machado voltou com estilo às competições internacionais. Conquistou o título do Bocksai Istvan Memorial de boxe, na Hungria, primeiro torneio que disputou após a histórica conquista da medalha de prata na Sérvia em novembro do ano passado. Mas não foi só ele. Ao todo, a seleção brasileira permanente sai da competição com nove troféus, sendo quatro entre as mulheres e cinco entre os homens.

+ Prata no Mundial, Keno superou assassinato, depressão e suicídio

As finais masculinas foram todas neste sábado (12), último dia do Bocksai Istvan Memorial. Keno Machado (86kg) disputou o título em um combate duro contra o ucraniano Isakov Andriil e teve o braço levantado ao final dos três assaltos em decisão dividida dos cinco juízes do combate (assista abaixo). Isaías Filho (80kg) também derrotou um representante da Ucrânia, Tolmachov Bogdan, mas sem nem precisar subir no ringue. O oponente não pode lutar, pois teve de tomar 12 pontos no supercílio após a semifinal.

Wanderley, Ronald e Abner

Já Wanderley Pereira (75kg) e Ronald Ribeiro (54kg) venceram representantes do país anfitrião. Wanderley aplicou ainda no primeiro assalto castigo em Barnabas Hegyi suficiente para o árbitro aplicar o RSC, ou seja, parar a luta e indicar a vitória do brasileiro. Por duas vezes foi aberta contagem contra o húngaro. Já Ronald lutou os três assaltos contra Gábor Virbán e ficou com o título por decisão dividida dos juízes. Por fim, Abner Teixeira (92kg) também venceu por decisão dividida, o austríaco Ahmed Hagag, e foi campeão na luta que fechou o torneio na Hungria.

Wanderley Pereira boxe campeão hungria  Bocksai Istvan Memorial
Wanderley Pereira marretou o adversário (facebook/okolvivoszovetseg)

Meta cumprida

“Nossa equipe cumpriu de forma espetacular nossa meta para esse primeiro evento do ano. Estamos com uma equipe mesclada, com alguns ‘veteranos’ – não de idade, mas de rodagem internacional – como a Bia Ferreira, Abner Teixeira, Keno Machado, Jucielen Romeu e o Wanderson. Mas todos os outros são nomes novos para o ciclo de Paris-2024, que precisam ainda rodar muito na Europa”, disse Mateus Alves, técnico da seleção permanente de boxe do Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Este evento da Hungria é um ‘Silver Belt’, onde as grandes potências não estavam presentes, portanto tínhamos obrigação de mostrar nossa qualidade contra os países do segundo escalão da Europa. E nossos atletas cumpriram isto. Das sete mulheres, quatro 4 ouros, uma prata e dois bronzes. Primeiro lugar por pontos (equipe) e no quadro de Medalhas. No masculino, foram nove atletas com cinco ouros e quatro bronzes. Primeiro lugar no quadro de medalhas, mas segundo nos pontos, atrás da Ucrânia no desempate por confronto direto”, acrescentou. “Por ser o primeiro evento do ano, está excelente, porém com os pés no chão por que sabemos que ainda temos muito chão pela frente. Ainda temos que testar este grupo nos eventos tops, contra potências como Rússia, Cazaquistao, Uzbequistão, Cuba e outros. Mas satisfeito pelo desempenho do grupo”, finalizou.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Boxe