Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista quatro ouros na bocha em Santiago-2023

Andreza, Maciel, Evelyn e Mateus conquistam ouros nas disputas individuais da bocha no Parapan de Santiago

Andreza Vitória de Oliveira durante disputa da bocha no Parapan de Santiago-2023; Maciel Santos, Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho também triunfaram
(Foto: Saulo Cruz/CPB)

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro nas disputas individuais da bocha dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Andreza Oliveira (BC1), Maciel Santos (BC2), Evelyn Oliveira (BC3) e Mateus Carvalho (BC3) derrotaram seus respectivos adversários na final, nesta quarta-feira (22), e faturaram os títulos. Maciel sagrou-se tricampeão, Evelyn foi bi, enquanto Mateus e Andreza obtiveram suas primeiras conquistas.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Multicampeão e medalhista em várias competições internacionais, incluindo Jogos Paralímpicos, Maciel Santos entrou como o principal favorito na classe BC2. Além disso, o cearense tinha a missão de defender o bicampeonato do Parapan. Sem perder nenhum jogo, ele conseguiu a façanha. Na final diante do canadense Danik Allard, Maciel não encontrou muitas dificuldades para vencer por 6 a 1.

Assim como Maciel, Evelyn Oliveira entrou com a missão de defender o título conquistado no último Parapan. Depois de um confronto acirrado nas semifinais, a campeã de pares na Rio-2016 conseguiu abrir 5 a 0 contra a argentina Stefania Fernando. A rival deu susto na brasileira e quase empatou o jogo na última parcial. Contudo, o placar ficou em 5 a 4 para Evelyn.

Primeiras conquistas na bocha

Se a final de Evelyn quase teve uma reviravolta na reta final, a decisão de Mateus Carvalho foi cheia de emoção. Pela classe BC3 masculina, o brasileiro encarou o argentino Rodrigo Romero. Depois de abrir 2 a 0, Mateus viu o rival engatar uma virada com 2 a 4. Contudo, no último período, o mineiro de Uberlândia retomou a liderança do placar e levou o ouro pra casa com 5 a 4, faturando seu primeiro título individual parapan-americano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Quem também conquistou um título inédito foi Andreza Vitória de Oliveira, na classe BC1. A competição teve apenas quatro competidoras, que se enfrentaram em grupo único. A pernambucana já havia vencido duas adversárias e derrotou a bermudense Yushae Desilva-Andrade na última rodada, terminando em primeiro lugar e faturando seu primeiro título parapan-americano. Natural do Recife, ela tem 22 anos de idade e foi campeã mundial no ano passado.

Bronze para José Carlos

Além das medalhas de ouro, o Brasil subiu ao pódio na bocha em outra oportunidade nesta quarta-feira. Medalhando desde o Parapan de Guadalajara-2011, José Carlos Chagas conseguiu o bronze da classe BC1. Na disputa pelo terceiro lugar, o paulista derrotou, por 4 a 3, Omar Hayward, de Bermudas. 

*Com Wesley Felix

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia