Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Destaques no WTT Contender Rio-2023 (parte 3)

Campeão no Contender Lima, o português Marcos Freitas está inscrito no Contender Rio

Marcos Freitas: campeão no WTT Contender Lima está inscrito no Contender Rio (foto: WTT)

Após a realização do Contender Lima-2023, vamos a uma atualização sobre os destaques do WTT Contender Rio-2023 (07 a 13 de Agosto), que já está em andamento na Arena Carioca 1! (Os rankings abaixo são de 01/08/2023).

A romena Bernadette Szocs (№ 16 do mundo) chega ao Rio depois de ter sido vice-campeã em Lima, isto é, em sua primeira final internacional desde 2017. Na decisão, a romena a romena caiu por 4 sets a 1 para a sul-coreana Shin Yubin (№ 9), que também foi campeã nas duplas ao lado de Jeon Jihee. Vale lembrar que as sul-coreanas foram vice-campeãs mundiais neste ano em Durban, África do Sul. E que a canhota Jeon Jihee também está inscrita no torneio na Cidade Maravilhosa.

Marcos Freitas, campeão em Lima-2023

Quem também chega ao Rio embalado por título em Lima é Marcos Freitas, № 30 no ranking. Para conquistar o seu 1º título internacional desde 2014, o português de 35 anos venceu na decisão (por 4-1) o taiwanês Kao Cheng-Jui, № 58 do mundo, de apenas 18 anos.

Reforços de peso na chave masculina

Cabeças de chave no Contender Rio-2023: Hugo Calderano e Dimitrij Ovtcharov
Cabeças de chave no Contender Rio-2023: Hugo Calderano e Dimitrij Ovtcharov (Foto: @dimaovtcharov)

Após competir no Contender Lima, também estarão no Rio os alemães Dimitrij Ovtcharov (№ 10) e Dang Qiu (№ 13 do ranking).

Ovtcharov, dono de 6 medalhas olímpicas, é lembrado pelos brasileiros por ter sido o algoz de Hugo Calderano nas quartas de final em Tóquio-2020. Num jogo disputadíssimo, o alemão venceu o brasileiro de virada, por 4-2, ou seja: após sair perdendo 2 sets a 0. Na sequência do evento, Ovtcharov perdeu na semifinal para o eventual campeão Ma Long por 4-3. Mas não deixou escapar o bronze, superando o taiwanês Lin Yun-Ju pelo mesmo placar: 4 sets a 3.

Head to head: Calderano 1 x 3 Ovtcharov

Recentemente, Calderano conquistou sua primeira vitória em 4 confrontos com o alemão no circuito internacional, isto é, nas oitavas de final do WTT Champions Macau, por 3-1.

Eles chegaram a atuar juntos pelo clube Fakel Orenburg na temporada 2021/22. Mas isso, até a guerra na Ucrânia começar e o time russo ser expulso da Champions League quando estava prestes a disputar as semifinais. Vale ressaltar que Ovtcharov é de origem ucraniana e que esta combinação de eventos levou à formação de uma super equipe na Liga Alemã.

Head to head: Calderano 3 x 1 Dang Qiu

Já diante de Dang Qiu, o aproveitamento de Hugo é melhor, ou seja: ele tem 3 vitórias em 4 confrontos. A última delas, pelas oitavas (3-2) no WTT Star Contender Doha-2022. Nesta competição, Hugo foi eliminado na rodada seguinte por Kristian Karlsson, que terminou como vice-campeão. O título ficou com o croata Andrej Gacina.

Defensivos no Contender Rio-2023

Por fim, destacaria a presença do defensivo Yang Wang (Eslováquia), que eliminou Hugo na 1ª rodada do Contender Lima-2023. Wang joga num estilo não muito favorável aos mesa-tenistas brasileiros, que é de certa maneira “raro” no circuito mundial. Ou seja: quem não treina contra este estilo de jogo, que exige boa dose de paciência do atacante, costuma ter dificuldades nas partidas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK  

Aliás, Wang não será o único defensivo no Rio. Estão inscritas também as mesa-tenistas defensivas Linda Bergstrom (Suécia) e Margaryta Pesotska (Ucrânia).

Chance do público brasileiro conhecer e apreciar este estilo de jogo!

Mais em Blog da Lyanne Kosaka