Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Guerra na Ucrânia impulsionou a formação de super equipe

A guerra na Ucrânia acabou fomentando a criação de uma super equipe na Alemanha, com 4 nomes entre os melhores do mundo, todos de países diferentes

Dimitrij Ovtcharov: alemão de origem ucraniana (Foto: ittfworld)

Em meio à guerra na Ucrânia, um fato pode ter passado despercebido ao fã de tênis de mesa. O alemão Dimitrij Ovtcharov, dono de 6 medalhas olímpicas (2 de prata e 4 de bronze), é de origem ucraniana, tendo nascido em Kiev.

Desde 2010 Ovtcharov (atual número 7 do mundo) defendia o Fakel Orenburg, tradicional clube russo – que contava ainda com outros 2 mesatenistas do Top 10 do ranking mundial: Hugo Calderano (número 3) e o taiwanês Lin Yun-ju (número 6). O clube estava nas semifinais da Champions League quando estourou a guerra na Ucrânia e – assim como o Yekaterinburg, outro time russo nas semifinais do torneio – se viu proibido de seguir na competição.

Anúncio de novo clube

Ovtcharov não havia dado nenhuma declaração pelas redes sociais a respeito de sua situação como atleta até dias atrás, quando anunciou pelo Instagram que integraria outra equipe. “Estou muito feliz em jogar pelo clube alemão TTC Neu-Ulm na próxima temporada da Champions League. Graças a Florian Ebner (chefe do clube) conseguimos reunir um time jovem, mas incrivelmente forte, com o qual queremos disputar o título da Champions League. Na expectativa pelo novo desafio e para encontrar a equipe e os fãs alemães!” – postou em sua conta.

Neu-Ulm: estrelas para disputar a Champions League
Esq. para direita: Moregardh, Ovtcharov, Harimoto e Lin Yun-ju: quarteto estrelado para disputar a Champions League pelo clube alemão Neu-Ulm (Foto: Divulgação TTC Neu-Ulm)

Ou seja, em uma só tacada o clube alemão, fundado há apenas 3 anos, assinou com Ovtcharov e três craques da nova geração. Lin Yun-ju e Möregardh (número 15) têm 20 anos; Harimoto (número 5) tem apenas 18. De acordo com Florian Ebner, chefe do Neu-Ulm, “o carisma de Ovtcharov ajudou enormemente”. O mesatenista alemão ajudou a trazer o ex-companheiro de Orenburg Lin Yin-Ju. E então Harimoto sinalizou interesse e o próprio Ebner já estava em contato com Möregardh, vice-campeão mundial em 2021.

Novo quarteto está previsto apenas para a Liga dos Campeões

No entanto, esses quatro atletas foram contratados apenas para a Liga dos Campeões, e não para Bundesliga. Harimoto e Möregardh nem deveriam ser usados ​​lá porque atuam em outras ligas nacionais. Se Ovtcharov, por outro lado, quiser atuar em alguma partida na liga alemã, talvez contra o Düsseldorf (equipe de Timo Boll), Ebner disse que, obviamente, não se oporia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Para disputar a Bundesliga, o Neu-Ulm (atualmente em 7º lugar na tabela) tem em seu elenco dois mesatenistas russos: Lev Katsman e Vladimir Sidorenko, que são treinados pelo também russo Dimitrij Mazunov. Todos condenam a guerra na Ucrânia.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka