Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Curiosidades sobre o Mundial por Equipes de Chengdu-2022

Conheça a história dos troféus entregues aos vencedores, os cabeças de chave e o significado do logo do Mundial por Equipes em Chengdu-2022

O show já começou! (Divulgação ITTF/WTT)

Selecionei algumas informações interessantes sobre o tênis de mesa e o Campeonato Mundial por Equipes que está sendo realizado em Chengdu, na China. Elas constam no Media Guide do evento, disponível no site da ITTF.

História do tênis de mesa

O tênis de mesa começou como um jogo de salão na Inglaterra Vitoriana, ou seja: era uma diversão para a classe alta da sociedade. Gradualmente, o esporte evoluiu de um jogo de salão para uma atividade altamente competitiva. O interesse começou a diminuir por volta de 1904, e foi só nos anos 1920 que a competição retornou em uma escala crescente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No entanto, para o jogo evoluir para um esporte internacional sério, padrões tinham que ser estabelecidos. Daí então a formação da ITTF em 1926, junto com o primeiro Campeonato Mundial.

Primeiro Mundial por Equipes

O primeiro Campeonato Mundial foi organizado em Londres em 1926, originalmente como Campeonato Europeu. Mas havia um problema: um grupo de jogadores da Índia queria competir. Então, pouco antes do jogo começar, o nome do evento foi mudado para Campeonato Mundial – mas no pôster de divulgação permaneceu como Campeonato Europeu.

O tênis de mesa só tem se fortalecido desde então, isto é: primeiro aparecendo nos Jogos Olímpicos em Seul-1988, e agora é o segundo esporte mais praticado no mundo.

Troféus do Campeonato Mundial por Equipes

A Swaythling Cup é oferecida aos campeões do evento masculino por equipes em cada edição do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. A taça foi doada em 1926 pela Lady Baronesa Swaythling, mãe de Ivo Montagu, ou seja: o primeiro presidente da ITTF. Montagu permaneceu na posição pelo tempo recorde de 41 anos. O primeiro vencedor da Swaythling Cup foi a Hungria, que triunfou em Londres 1926 e ganhou as 5 primeiras edições da competição. O time húngaro só foi superado pela Tchecoslováquia em 1932, em Praga.

Os cabeças de chave no evento masculino por equipes em Chengdu-2022 são: China, Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Marcel Corbillon Cup (Equipe feminina)

Presidente da Associação Francesa de Tênis de Mesa, Marcel Corbillon doou a Marcel Corbillon Cup em 1933, em Paris. Isto é, antes do evento feminino por equipes ser disputado pela 1ª vez no Campeonato Mundial de 1934. A taça original desapareceu durante a ocupação de Berlim após a 2ª Guerra Mundial, mas a Federação Alemã de Tênis de Mesa providenciou uma réplica exata em 1949. A Alemanha foi a primeira campeã do evento feminino por Equipes em 1934.

Em Chengdu-2022, os cabeças de chave no evento feminino por equipes são: China, Japão, Hong Kong e Coreia do Sul.

Edições passadas do Mundial por equipes

Nos 10 últimos Mundiais por Equipe (de 2000 até 2018), a China só perdeu dois títulos, ou seja: no masculino, em Kuala Lumpur-2000 (vitória da Suécia); e no feminino em Moscou-2010 (triunfo de Singapura).

Logo do Mundial de Chengdu-2022: inspirado na flor de hibisco e nas torres gêmeas de Tianfu
Logo do Mundial: inspirado na flor de hibisco e nas torres gêmeas de Tianfu (Foto: Divulgação/ITTF)

Logo do Mundial por Equipes de Chengdu-2022

O logo com o formato de uma raquete de tênis de mesa é inspirado na flor que representa Chengdu, isto é, a flor de hibisco. E também baseia-se no novo cartão postal da cidade: as torres gêmeas do Centro Financeiro Internacional de Tianfu. O intuito é destacar os atributos regionais e características da cidade sede, ao mesmo tempo que expressa a natureza global e internacional do evento.

As cores do logo são de um “vermelho vivo” e de um “azul tecnológico”, refletindo o status de Chengdu como centro de inovação tecnológica com influência nacional. E as flores de hibisco criam uma atmosfera amistosa, ou seja: representando o calor e a sinceridade com as quais o povo de Chengdu recebe visitantes do mundo inteiro.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka