Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil bate Eslováquia e vai às oitavas no Mundial por equipes

Brasil vence Eslováquia por 3 a 0, garante segundo lugar do grupo e vai às oitavas do Mundial por equipes

Vitor Ishiy WTT Feeder de tênis de mesa
(Foto: WTT)

O Brasil está nas oitavas de final do torneio masculino do Mundial por equipes de tênis de mesa. Na madrugada desta terça-feira (04), o time formado por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti derrotou a Eslováquia por 3 a 0 e assegurou lugar na próxima fase da competição, disputada em Chengdu, na China. Entre as mulheres, o Brasil perdeu de virada para a França e foi eliminado.

+ Brasil conquista mais nove ouros na natação dos Jogos Sul-Americanos

Vindo de uma vitória e uma derrota nas rodadas iniciais, bastava uma vitória ao Brasil para carimbar uma vaga no mata-mata do Mundial. O primeiro a entrar em ação no confronto contra a Eslováquia foi Hugo Calderano, enfrentando Wang Yang. O brasileiro, número 5 do mundo, sofreu, mas venceu por 3 sets a 2 (11/9, 9/11, 7/11, 13/11 e 11/8).

Com o placar aberto sobre o principal jogador adversário, a situação ficou confortável para os dois próximos mesa-tenistas brasileiros. No segundo duelo, Vitor Ishiy encarou Jakub Zelinka e venceu por 3 a 0 (11/8, 11/2 e 11/8). No último jogo, Eric Jouti bateu Adam Klajber, também sem perder sets, em parciais de 13/11, 11/8 e 11/3).

Eric Jouti comemora vitória no Mundial
Eric Jouti venceu seu duelo por 3 a 0 (Foto: WTT)

Próxima fase

Com a campanha de duas vitórias e uma derrota, o Brasil garantiu a segunda colocação do grupo 6 do Mundial, atrás somente de Portugal, que teve a mesma campanha brasileira. A Eslováquia ficou em terceiro lugar, enquanto a Dinamarca amargou a lanterna. Os dois primeiros colocados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados avançam às oitavas de final.

O próximo adversário do Brasil ainda não é conhecido, já que a última rodada do Mundial está sendo finalizada na manhã desta terça-feira (noite na China). As oitavas de final devem ser iniciadas já na noite desta terça-feira, a partir das 23h, no horário de Brasília. A final está marcada para o domingo (09).

Mulheres eliminadas

Se o dia foi positivo para os homens, o mesmo não aconteceu com as mulheres. O Brasil perdeu para a França por 3 a 2 e foi eliminado na fase de grupos do Mundial. A equipe formada por Laura Watanabe e as irmãs Giulia e Bruna Takahashi haviam vencido a África do Sul e perdido para Itália e Hong Kong e somente a vitória interessava para garantir lugar na próxima fase.

Laura Watanabe em ação no Mundial de tênis de mesa
Laura Watanabe conseguiu uma vitória no último confronto (Foto: WTT)

Bruna foi a primeira a entrar em ação. Ela venceu Pauline Chasselin por 3 a 0 (13/11, 11/6 e 11/6). Em seguida, Giulia perdeu para Prithika Pavade, pelo mesmo placar (11/5, 11/7 e 11/7). Laura voltou a colocar o Brasil em vantagem na sequência, ganhando de Charlotte Lutz por 3 a 1 (12/10, 11/4, 5/11 e 12/10). Bruna perdeu para Pavade por 3 a 1 (11/8, 14/12, 9/11 e 11/9) e Giulia caiu diante de Chasselin por 3 a 0 (11/9, 11/6 e 11/8).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil encerra sua participação no torneio feminino do Mundial por equipes de tênis de mesa na quarta colocação do grupo 3. Hong Kong e França avançaram com a primeira e segunda colocação, respectivamente. A posição final do Brasil ainda depende dos resultados dos demais confrontos da primeira fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis de Mesa