Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Mudanças no Ranking Mundial de tênis de mesa

Entenda as mudanças no Ranking Mundial de Tênis de Mesa e confira uma análise dos atletas que estão no topo e fazendo história

Hugo Calderano
Hugo Calderano (Foto: Divulgação/WTT)

As recentes mudanças no Ranking Mundial de tênis de mesa agitaram a comunidade do nosso esporte. Afinal, quem não comemorou a histórica terceira posição de Hugo Calderano? O brasileiro ganhou só elogios em matéria do WTT (World Table Tennis), que reproduzo mais para o final do texto. E para dar um pouco de contexto às mudanças no ranking e esclarecer dúvidas, a ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) fez o seguinte anúncio em 30/01/22:

Anúncio da ITTF

“O comitê executivo da ITTF votou pela mudança do Ranking Mundial de tênis de mesa, fazendo cair os mesatenistas inativos em 2021 e permitindo aos que melhoraram em 2021 subir e ter acesso aos eventos de maior prestígio.

O ranking da ITTF é baseado no mérito, isto é, o mesmo critério usado em inscrições e chaveamento dos eventos da ITTF e do WTT. O ranking de um mesatenista é composto pela soma de pontos dos oito resultados não-expirados com o maior número de pontos.

Em 2020, uma fase introdutória foi implementada para adaptar o ranking à nova estrutura de eventos do WTT. Ou seja: os “pontos iniciais” foram introduzidos, adicionando um número determinado de pontos aos oito melhores resultados dos atletas. O valor inicial era de 80% do total de pontos dos jogadores em dezembro de 2020.  Em setembro de 2021, eles foram reduzidos para 50%.

Mas em sua reunião no dia 29 de janeiro de 2022, o Comitê Executivo votou em reduzir os ”pontos iniciais” de 50% para 20%.

Reduzir os “pontos iniciais” revitaliza o Ranking Mundial e permite que aqueles que jogaram bem em 2021 subam e tenham acesso aos maiores eventos.

A ITTF monitorará atentamente a situação e outras decisões quanto aos “pontos iniciais” são esperadas nos próximos meses.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

E para mais detalhes sobre a estrutura de pontuação e análise do Ranking Mundial de tênis de mesa, reproduzo abaixo trechos de matéria de 07/02/22 do WTT.

Sun Yingsha, nova líder do ranking mundial de tênis de mesa
Sun Yingsha, nova líder do Ranking Mundial feminino (Foto: Divulgação/WTT)

Analisando a estrutura de pontuação

Nos torneios da série WTT, os eventos de simples oferecem até 2000 pontos para: WTT Grand Smashes, Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos; 1500 para o WTT Cup Finals e ITTF Copa do Mundo; 600 para o WTT Star Contender e 400 para os eventos do WTT Contender. As séries WTT Feeder e WTT Youth formam a base da pirâmide WTT. Eles garantem até 150 pontos aos vencedores, ao mesmo tempo que os jovens mesatenistas podem começar a acumular pontos no ranking ao conquistar torneios nas categorias infanto-juvenis.

Construindo um legado

Aos 25 anos, Hugo Calderano realizou um feito do qual poucos podem se orgulhar. Isto é: o brasileiro tirou proveito das inúmeras oportunidades de jogar pelo planeta e se mostra um competidor genuíno onde quer que atue. A terceira posição no Ranking Mundial é apenas uma recompensa por seus feitos, e ele pode ir ainda mais longe. Cerca de 3.500 pontos separam-no do atual número 1 do mundo Fan Zhendong, mas Calderano está a menos de 500 pontos do número 2, Ma Long. Ou seja: se Calderano conseguir os resultados, testemunharemos outro momento marcante em sua carreira. Pois ele já venceu Fan Zhendog (nas Finais do Circuito Mundial em 2018).

Tomokazu Harimoto é outro que pode moldar a narrativa do Ranking Mundial. O japonês, que aos 14 anos tornou-se o mais jovem campeão do Circuito mundial da ITTF (no Aberto da República Checa em 2017), teve grandes atuações em 2021, incluindo o vice-campeonato do WTT Finals. Assim, Harimoto garantiu seu lugar entre os Top 5.

Nova número 1 no feminino

A mudança no Ranking viu o surgimento de uma nova número 1 entre as mulheres: Sun Yingsha. Sun tomou a liderança de Chen Meng, depois de Chen ter permanecido 36 semanas consecutivas no topo. As chinesas, no entanto, têm que tomar cuidado com Mima Ito, Hina Hayata e Doo Hoi Kem – todas prontas para desafiá-las pelas primeiras posições.

A distância de pontos do topo está diminuindo. Sun lidera com 7580 pontos, mas isso pode mudar rapidamente ao longo da temporada, à medida que os grandes eventos de tênis de mesa sejam realizados. Mima Ito, por exemplo, está 2000 pontos atrás de Sun Yingsha. Hayata e Doo estão mais de 3000 pontos atrás da líder, mas assim como Ito, elas podem mudar a dinâmica do ranking desde que mostrem tudo o que sabem.

Com o ranking atualizado semanalmente, podemos esperar mudanças na classificação. Isto é: os atuais líderes Fan Zhendong e Sun Yingsha têm que prestar muita atenção nos que estão logo atrás, querendo tomar os seus lugares.

Nota: Bruna Takahashi, a brasileira melhor rankeada na ITTF, aparece na 32ª posição na lista de 08/02/22.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka