Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano se torna o maior da história nas Américas

Brasileiro aparece em terceiro no ranking mundial e supera posição de atleta dos Estados Unidos após mais de 80 anos; Bruna Takahashi sobe sete posições e chega onde nenhuma mesatenista do país jamais esteve

Hugo Calderano tênis de mesa terceiro colocado ranking mundial
(WTT)

O brasileiro Hugo Calderano se tornou o maior jogador de tênis de mesa das Américas em todos os tempos. No ranking mundial da primeira semana de fevereiro, publicado excepcionalmente neste domingo (30), o atleta ganhou uma posição e aparece em terceiro lugar, superando a marca de Sol Schiff, dos Estados Unidos, reconhecido pela federação internacional da modalidade como o quarto melhor do mundo na temporada de 1938. Bruna Takahashi também subiu, ganhou sete colocações na listagem feminina e chega onde nenhuma brasileira jamais esteve.

Hugo Calderano sobe no ranking mundial sem ter novos triunfos recentes, em razão do recesso do final de ano, mas foi beneficiado pela regularidade e bons resultados obtidos na temporada passada. Na atualização, os resultados anteriores a 2021 passaram a ter peso menor e o chinês Xu Xin, que pouco atuou em 2021, despencou quase 7 mil pontos desde novembro, saindo do terceiro para o nono lugar. Calderano soma 4.913 pontos, atrás apenas do bicampeão olímpico, o chinês Ma Long com 5.404, e do campeão mundial também chinês Fan Zhendong, que soma 8.598.

Bruna também sobe

No feminino, Bruna Takahashi subiu sete postos nesta atualização da lista e agora é a 32ª colocada, superando a melhor marca dela, posição igualmente inédita para uma brasileira em todos os tempos na modalidade. Caroline Kumahara foi outra que deu um bom salto, pulando 18 posições e passando a ocupar o 113° lugar. Ela já figurou anteriormente entre as 90 melhores do mundo. Jessica Yamada é a 140ª colocada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No masculino, Vitor Ishiy ganhou três posições e é o 53°, 12 atrás de Gustavo Tsuboi, o 41°. Eric Jouti subiu dois degraus e está em 83°. Thiago Monteiro completa o grupo de brasileiros no Top 100, é o 92º. Nas duplas mistas, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy permanecem no Top 20, ocupando a posição 18. Já nas categorias de base, Giulia Takahashi é a 18ª do ranking sub-17 e 41ª do sub-19. Leonardo Iizuka, sub-15 até o ano passado, aparece em 58° no sub-19 e em 24° no sub-17 de tênis de mesa.

Mais em Tênis de Mesa