Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Mundial de tênis de mesa por equipes será em abril, na China

Apesar das incertezas da pandemia, Federação Internacional de Tênis de Mesa divulga datas do Campeonato Mundial por equipes

O Chengdu High-tech Sports Centre abrigará o evento (Foto: Divulgação/ITTF)

Nesta semana, a ITTF (Federação Internacional de tênis de mesa) anunciou que o Campeonato Mundial por equipes de 2022 acontecerá de 17 a 26 de abril, na cidade de Chengdu.

Em um cenário pandêmico de tantas indefinições, acho importante a ITTF cravar no calendário o Campeonato Mundial por Equipes. Isso sinaliza que a entidade quer manter a “roda do esporte” girando e se preocupa com os atletas, dirigentes e toda a comunidade do tênis de mesa. Com uma data definida, as partes envolvidas têm a oportunidade de se preparar e de fazer eventuais ajustes de rota. Ainda que possa haver muitas mudanças no caminho, como os 2 últimos anos têm nos mostrado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A presidente da ITTF Petra Sorling comentou: “Nestes tempos de incerteza, estamos gratos aos nossos anfitriões, que tomaram as medidas necessárias para garantir a realização deste nosso icônico evento. A família do tênis de mesa espera por um ano inteiro de ação, depois de um final de sucesso em 2021 que anunciou o reinício internacional do esporte.” De fato, o final de 2021 viu a realização de grandes torneios de tênis de mesa, como o Campeonato Mundial em Houston e o WTT Finals em Cingapura – que mantiveram o esporte em evidência e os atletas em atividade no cenário internacional. Vale lembrar que ambos os eventos viram uma excelente atuação de Hugo Calderano. O atual número 4 do mundo terminou entre os 8 melhores no Mundial em Houston e entre os 4 no WTT Finals.

Datas do Campeonato Mundial por Equipes (Divulgação/WTT)
Datas do Campeonato Mundial por Equipes (Divulgação/WTT)

Último Mundial por Equipes aconteceu há 4 anos

O Campeonato Mundial por Equipes que estava marcado para 2020 em Busan, Coreia do Sul, foi cancelado devido à Covid. Isto é, a última edição aconteceu em 2018 – há 4 anos – em Halmstad, Suécia. Na ocasião, o pódio masculino ficou assim: 1. China 2. Alemanha 3. Coreia do Sul e Suécia (não há disputa do bronze). A equipe do Brasil, com Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Victor Ishiy e Eric Jouti fez bonito e terminou entre os 8 melhores. Não por acaso, esse mesmo time competiu em Tóquio-2020 e chegou também às quartas-de-final, quando perdeu para a Coreia do Sul.

No feminino, ficou assim o pódio no Campeonato Mundial em 2018: 1. China 2. Japão 3. Hong Kong e Coreia Unificada. Aliás, uma das manchetes do torneio foi a decisão da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, que se enfrentariam nas quartas-de-final, de formar uma única equipe. De certa forma, uma reedição do Mundial de Chiba em 1991, mas desta vez o time unificado parou na semifinal. Já as brasileiras terminaram na 20ª posição, com Gui Lin, Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jéssica Yamada.

Campeonato Mundial por Equipes em anos pares, Mundial de Simples e Duplas em anos ímpares

Outra curiosidade é que nem sempre houve edições separadas de Campeonatos Mundiais. O primeiro Mundial por Equipes aconteceu em 2000, na Malásia. No ano seguinte no Japão, a edição ainda foi completa, com a realização dos eventos por equipes + individual + duplas. Mas a partir de 2003, os anos ímpares passaram a comportar as disputas individuais e de duplas; e os pares, a competição por equipes.

Enfim, que venha o Mundial por Equipes em 2022 para seguirmos falando de tênis de mesa!

Mais em Blog da Lyanne Kosaka