A Copa do Mundo de Basquete Feminino 2026 está se aproximando e os princípios que irão reger o sorteio das eliminatórias foram oficialmente definidos. O sorteio ocorrerá na sede da Fiba na terça-feira (7) , às 16h de Brasília.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
As eliminatórias serão dividias em quatro torneios, entre os dias 11 e 17 de março, sediados em Istambul, na Turquia; Lyon-Villeurbanne, França; San Juan, Porto Rico; e Wuhan, na China. Cada cidade-sede abrigará um torneio envolvendo seis das 24 equipes participantes.
- Kisy marca incríveis 44 pontos em atuação mágica, mas não impede derrota
- Paulistano domina espada feminina com títulos de Patricia Di Cunto e Ana Pontes
- Luany anota dois em goleada do Atlético de Madrid e Lidiane marca em Portugal
- Flamengo e Fluminense vencem na Liga Nacional de Polo Aquático
- Dia discreto para brasileiros no basquete internacional
As 24 seleções foram divididas em seis potes, com base no ranking mundial. Cada pote fornecerá uma equipe para cada torneio de qualificação. As quatro nações anfitriãs serão alocadas imediatamente para o torneio que ocorrerá em seus respectivos países. O Brasil está no pote 3 ao lado de Japão, Alemanha e Porto Rico.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Regras para o sorteio das eliminatórias
Para garantir um equilíbrio geográfico, algumas restrições foram estabelecidas. As quatro campeãs da Copa Continental que já estão qualificadas para a Copa do Mundo serão distribuídas entre os torneios. Além disso, haverá uma distribuição equitativa de equipes europeias, com duas em cada torneio de qualificação, incluindo a anfitriã Alemanha.
Cada torneio de qualificação contará com um mínimo de duas equipes da América e duas da Ásia/Oceania. Um dos torneios terá duas equipes da África (excluindo as campeãs da AfroBasket 2025, a Nigéria), enquanto os outros dois terão uma equipe africana cada.
O sorteio será conduzido pela estrela da seleção alemã, Marie Guelich, e pela ex-capitã da seleção francesa, Endy Miyem. O Secretário Geral da Fiba, Andreas Zagklis, também estará presente, juntamente com representantes das Federações Nacionais participantes.
O caminho para a Copa do Mundo
Das 16 nações que participarão do evento principal em Berlim, 11 vagas ainda estão disponíveis. A Alemanha, como anfitriã, e as vencedoras de cada Copa Continental de 2025 (Austrália, Bélgica, Nigéria e EUA) já garantiram suas participações nas eliminatórias. Os três melhores times de cada torneio de qualificação se classificarão para a Copa do Mundo, juntamente com um vencedor da Copa Continental.
No torneio de qualificação que incluir uma campeã da Copa Continental e a anfitriã Alemanha, apenas os dois melhores times avançarão.
Para mais informações sobre os princípios do sorteio, você pode conferir o vídeo completo disponível no site da FIBA.