O Brasil é bicampeão do Globl Jam de basquete masculino sub-23. A seleção brasileira derrotou os Estados Unidos, por 77 a 73, na final disputada na noite deste domingo (17), em Toronto, no Canadá. O resultado positivo da equipe comandada pelo técnico Helinho Garcia e garantiu o segundo título na competição, já que venceu em 2022. A equipe estadunidense foi representada pela tradicional Universidade de Georgetown, mas viu a equipe verde-amarela crescer nos momentos decisivos e levar a melhor em uma partida muito equilibrada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Um dos grandes destaques da campanha do Brasil foi o ala-armador Gabriel Landeira, do Paulistano, que foi eleito o MVP do torneio após atuação sólida em todos os jogos. Na final, ele contribuiu com 13 pontos e distribuiu oito assistências, sendo peça fundamental na criação ofensiva da equipe. O ala Pedro Pastre terminou como cestinha da seleção brasileira no jogo decisivo, com 16, além de três rebotes e três assistências. Já o igualmente ala Lucas Atauri também teve papel importante, anotando 14 pontos e pegando sete rebotes.
- Anna Clara Leal é destaque na abertura do Brasileiro Júnior
- Isabela Abreu é a melhor brasileira no ranqueamento do Pan-Americano
- Minas x Praia Clube: onde assistir o clássico da Superliga Feminina ao vivo
- Mateus Herdy tira 10 na melhor bateria do dia no Dream Tour em Floripa; Veja o vídeo
- Stephanie Macieira tem melhor resultado brasileiro e termina em 7º lugar
Trajetória do Brasil na conquista
A campanha do Brasil foi consistente do início ao fim no Globl Jam. Na fase de grupos, o time venceu Canadá (85 a 78) e Japão (78 a 52), mas foi derrotado pelos Estados Unidos por 76 a 74 no encerramento da etapa classificatória. O reencontro na decisão teve clima de revanche e, desta vez, a equipe dirigida por Helinho Garcia mostrou superioridade do segundo quarto em diante para conquistar o troféu. A seleção brasileira foi para o intervalo perdendo por 44 a 43. A virada já aconteceu no terceiro período com 22 a 19, partindo para os dez minutos finais em vantagem: 65 a 63.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Brasil e Estados Unidos apresentaram equilíbrio nos arremessos de quadra. A seleção brasileira terminou com ampla vantagem nas bolas de três, com 14 convertidas em 29 (48%) contra 8 em 26 (30%). Porém, nas tentativas de dois pontos, os estadunidenses tiveram desempenho bem superior, com 21 acertos em 42 tentativas (50%) contra 12 de 25 (48%). Os dois times marcaram 66 pontos em arremessos com a bola em movimento. Portanto, os lances livres acabaram sendo decisivos, com o time verde-amarelo marcando 11 contra apenas sete do rival.