Siga o OTD

Basquete

LBF 2024 tem recorde de mulheres no quadro de arbitragem

Número de mulheres na arbitragem da LBF 2024 tem aumento de 116% em relação à temporada passada

Número de mulheres na arbitragem cresce na LBF; montagem com seis fotos de árbitras de basquete
(Fotos: Ayrton Matheus/ Jorge Bevilacqua/ Matheus Moura/ Ayrton Matheus/ Wilian Oliveira/ Vitor Bett/LBF)

A temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino (LBF) tem quebrado diversos recordes. Além do maior número de clubes na disputa pelo título da história (11), e das diversas estatísticas batidas nos 39 jogos de março, a temporada também faz história no número de mulheres comandando a arbitragem das partidas.

São 26 árbitras relacionadas para a temporada – um aumento de 116% em comparação com 2023, quando haviam 12 árbitras no quadro oficial. Dezessete delas já atuaram neste primeiro turno e os números mostram que elas também vêm ganhando mais espaço, com um aumento em torno de 40% nas escalas desta temporada.

“Elas estão cada vez mais preparadas e conquistando seu espaço com personalidade, preparo e talento”, afirma Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, coordenador de arbitragem da LBF e árbitro de duas finais olímpicas.

Entre as destaques, árbitras de categoria internacional, como Larissa Sales (SP) e Crislaine Alves (MS), além de outras que também já possuem experiência de anos na liga, como Ana Carolina Galvão, Kauana Possamai e as irmãs gêmeas Kauane e Nayane Gechele. A temporada também vem dando espaço para jovens oficiais que estreiam na LBF, como Rebeca Monteiro (MS), Laura Santana (SP), Valéria Monteiro (SP) e Juliane Freitas (RJ).

“É muito gratificante ver esse aumento de mulheres apitando na liga. Muitas estão tendo oportunidade e mostrando que têm competência para estar no campeonato. Isto também é fruto do trabalho entre LBF e CBB, com o projeto de arbitragem feminina que está revelando novos nomes e promessas. Estou muito animada! Precisamos ocupar mais espaços, mostrar para quem está começando que é possível, sim, estar aonde a gente quiser”, diz Ana Carolina Galvão, eleita a Melhor Árbitra da LBF 2022.

*Da Liga de Basquete Feminino

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete