Siga o OTD

Basquete

Brasil perde decisão e é prata do Torneio de Calatayud Sub-19

Na final da competição, a seleção brasileira foi superada pela Espanha por 72 a 57

Brasil utilizou o Torneio de Calatayud como preparação para o Mundial Sub-19 de basquete masculino (Divulgação/CBB)
(Divulgação/CBB)

A Seleção Brasileira sub-19 masculina encerrou, nesta terça-feira (20), sua preparação para a Copa do Mundo da categoria. Diante da Espanha, o Brasil perdeu a decisão do Torneio de Calatayud para os donos da casa por 72 a 57. Antes disso, a equipe levou a melhor sobre Japão e Canadá. Dessa forma, o time brasileiro vira as atenções para a estreia no Mundial, neste sábado (24), às 10h, a frente dos japoneses, com transmissão ao vivo pelo Youtube da FIBA e pelo aplicativo da CBB.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na final do Torneio de Calatayud, o principal destaque do Brasil foi o ala-armador Reynan Santos, que anotou 16 pontos e três rebotes. Além disso, outros nomes que se destacaram foram o ala-pivô Leandro Inácio (10 pontos e cinco rebotes) e o armador Vitor Brandão (sete pontos, quatro assistências e três rebotes).

Participação no Mundial

Além disso, a participação na atual edição será o retorno do Brasil ao Mundial após duas gerações fora. A seleção brasileira está no grupo C, ao lado de Sérvia, Japão e Egito. Ao todo, 16 países jogam o torneio. Pelo formato de disputa, teremos quatro chaves com quatro seleções em cada. Assim, todas avançam para a segunda fase, quando o grupo C, do Brasil, cruza com o grupo D, de Argentina, Hungria, Turquia e Coréia do Sul, da seguinte forma: C1 contra D4, C2 contra D3, C3 contra D2 e C4 contra D1. Por fim, a partir daí, teremos as quartas de final e os demais mata-matas.

“A preparação ocorreu da forma como planejamos. Conseguimos colocar todos os conteúdos que a gente previa. Claro, precisamos passar mais tempo em cima de algo, melhorar. Então, o mais importante é que conseguimos completar o planejado. Nos primeiros dez dias focamos em duas sessões de treinos, e depois em jogos amistosos, que foram excelente. Melhoramos onde precisávamos e fomos bem onde achávamos que íamos, contra a NBA Academy, e contra o Corinthians U21. Agora vamos para os amistosos na Europa. Isso vai mostrar bem o nível que estamos com as principais Seleções do mundo. E a nossa expectativa, como Brasil, independentemente do campeonato, temos que pensar em medalhar. Se jogarmos dentro do nosso limite, e conseguindo colocar os jogadores nos locais corretos, podemos surpreender e buscar uma medalha”, disse Vitor Galvani, técnico do Brasil.

*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Basquete