Siga o OTD

Basquete

Damiris Dantas é dispensada do Lynx e destino pode ser a Turquia

Damiris Dantas foi dispensada pelo Minnesota Lynx na última quinta-feira após nove temporadas na WNBA

Damiris Dantas (Minnesota Lynx-WNBA)
Damiris Dantas (Minnesota Lynx-WNBA)

Damiris Dantas está fora da WNBA, principal liga de basquete feminino do planeta. Na última quinta-feira (18), o Minnesota Lynx anunciou a dispensa da brasileira após nove temporadas atuando nos Estados Unidos. Ela havia chegado à cidade semanas visando o novo ano. Perfis em redes sociais dedicados à modalidade especulam acerto de Damiris com OGM Ormanspor, da Turquia.

As últimas duas temporadas de Damiris tiveram algumas complicações. A primeira delas aconteceu em 2021. Em setembro daquele ano, a brasileira sofreu uma lesão de Lisfranc no pé. Dessa forma, precisou ficar afastada das quadras por nove meses. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O retorno em 2022 não saiu como o esperado, pois sofreu uma fratura por stress no mesmo pé durante a fase final de recuperação. Com isso, Damiris voltou ao Lynx no meio da temporada, sem o mesmo ritmo das outras jogadoras. Após fazer 15 jogos em 17 dias, ela decidiu pedir dispensa um mês antes do fim da temporada para cuidar da saúde mental.

“Eu estava jogando, mas não estava me sentindo bem, principalmente psicologicamente. Eu sentei com a minha coach (Cheryl Reeve) e ela foi muito humana, muito gente boa. Ela entendeu a situação e eu voltei para casa para me cuidar”, revelou Damiris em entrevista ao OTD no ano passado.

Damiris na WNBA

Considerada uma das principais jogadoras do basquete brasileiro, Damiris Dantas chegou à WNBA no Draft de 2012. Escolhida pelo Lynx como a 12ª escolha na primeira rodada, a brasileira só veio vestir a camisa do time de Minnesota em 2014. Nesse hiato, ela continuou jogando no Brasil e também teve uma curta passagem pela Espanha. 

Contudo, após sua temporada de estreia, Damiris foi negociada com o Atlanta Dreams. Lá, jogou por três temporadas até acertar seu retorno à Minnesota como agente livre em 2019. No ano seguinte, conseguiu sua melhor performance na WNBA. Ela teve as melhores médias da carreira, com quase 13 pontos (12,9), seis rebotes, um toco e 26,6 minutos por partida. Em um jogo contra o Chicago Sky, fez 28 pontos, a melhor marca dela em uma partida oficial nos Estados Unidos e sexta maior de uma jogadora do Brasil na liga norte-americana.

Além disso, Damiris Dantas também conseguiu um feito histórico nos playoffs daquela temporada. Mesmo sua equipe sendo eliminada para o Seattle Storm, ela fez 23 pontos na segunda partida da série e, assim, igualou a terceira maior marca por uma jogadora do Brasil na pós-temporada da WNBA. As duas maiores marcas são 30 e 25 pontos de Iziane.

Ida a Turquia e AmeriCup Feminina

O futuro de Damiris ainda não é incerto. Até o momento, nenhuma informação oficial foi divulgada. Contudo, perfis dedicados ao basquete feminino nas redes sociais, dão como certa a ida da brasileira para o OGM Ormanspor, da Turquia. 

Ademais, a saída de Damiris da WNBA pode ser considerada uma boa notícia para Seleção Feminina de Basquete. Em julho deste ano, a equipe verde-amarela vai disputar a AmeriCup Feminina no México. Dessa forma, com a jogadora livre no mercado, existem grandes chances dela competir no torneio que dá acesso ao Pré-Olímpico Mundial.  

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Basquete