Siga o OTD

Basquete

Brasil disputará torneio na Austrália em preparação ao Mundial

Na competição, a seleção brasileira irá encarar os donos da casa, além do Sudão do Sul e da Venezuela

República Dominicana Brasil treino AmeriCup Geraldão basquete seleção masculina
Foto: Maurício Almeida/Brand/CBB

A Seleção Brasileira masculina já conhece um dos seus desafios na preparação para a Copa do Mundo de Basquete. O Brasil se apresenta no dia 24 de julho, em São Paulo, onde fará a primeira parte da preparação. Logo depois, embarca para o outro lado do mundo. Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Seleção jogará o “Boomers Vs World”, evento organizado pela Australia Basketball, onde enfrentará a Austrália, Sudão do Sul e Venezuela.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil foi convidado pelos australianos para a disputa do “Boomers Vs World”, que teve a sua divulgação na manhã desta sexta-feira em Melbourne, mesmo local das partidas, na Rod Laver Arena. A Austrália, inclusive, já anunciou sua pré-lista para a Copa do Mundo do Japão, Filipinas e Indonésia, e chega como uma das forças na briga pelo título com Josh Giddey, Dyson Daniels, Patty Mills, Joe Ingles e Jock Landale. A Venezuela, com a tradição da América do Sul, é um dos países na briga por um lugar na Olimpíada de Paris 2024 pelas vagas americanas. E o Sudão do Sul vem crescendo muito, assim como todo o basquete africano.

A estreia brasileira será no dia 14 de agosto, às 3h30 da manhã, diante do Sudão do Sul. Já no dia 16 de agosto, encara a Austrália, às 5h45. No dia 17, fecha sua participação na competição diante da Venezuela, às 3h30 da manhã. A organização do evento ainda não divulgou se haverá a disponibilização do sinal internacional dos jogos para transmissão no Brasil.

Brasileiros que residem na Austrália e queiram torcer pela Seleção Brasileira no “Boomers Vs World” podem comprar ingressos a partir do dia 22 de maio, segunda-feira, através do portal do Ticketek.

Copa do Mundo de 2023

Além disso, a FIBA divulgou nesta quarta-feira (17), os horários das partidas da primeira fase da Copa do Mundo masculina de basquete. No Grupo G, o Brasil começa sua caminhada no dia 26 de agosto, às 6h45 (de Brasília), diante do Irã. No dia 28, joga às 10h30 com a Espanha. Por fim, no dia 30, fecha a primeira fase às 6h45 contra a Costa do Marfim. No Brasil, o direito de transmissão da Copa do Mundo pertence à ESPN.

Duas equipes avançam por grupo. Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1 e 3 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas. Assim, os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, de Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Por fim, ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Além disso, para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Basquete