Siga o OTD

Basquete

Brasil é convocado para Eliminatórias da Copa do Mundo

Seleção brasileira masculina é convocada para os últimos jogos da primeira etapa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023

Brasil convocação Eliminatórias Copa do Mundo basquete 2023
Gustavo de Conti voltou a chamar Elinho e Georginho, destaques do NBB (Foto: FIBA)

O Brasil está convocado para as partidas da última janela da primeira fase das Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino 2023. Nos dias 30 de junho e 3 de julho, fora de casa, a seleção brasileira encara o Uruguai (em Montevidéu) e a Colômbia (em Barranquilla), fechando a primeira etapa da disputa. Já classificado, o Brasil, entra em quadra para manter o primeiro lugar do grupo e chegar com 100% para a segunda etapa, quando cruza com Estados Unidos, México e Porto Rico, já classificados também.

+ Brasil é vice-campeão da AmeriCup sub-18 de basquete masculino

Os duelos repetem a última janela, quando, em Franca, interior de São Paulo, o Brasil venceu os dois rivais em partidas com casa cheia e ótima atuação. A lista de Gustavo De Conti conta com a base de atletas que já vêm sendo chamados nas últimas janelas, como Georginho, Lucas Dias, Bruno Caboclo, Gabriel Jaú, Gui Deodato, Rafa Mineiro, Elinho e Lucas Mariano. A apresentação será no dia 21, terça-feira, em São Paulo, com treinos no Clube Paulistano. O time embarca para o Uruguai no dia 27.

Estão de volta o armador Marcelinho Huertas, após grande temporada no Tenerife, e Rafa Luz, do Bilbao. A lista conta ainda com a chegada do jovem Rafael Munford, do Pinheiros; Renan Lenz, do Minas; Wesley Castro, do Mogi; e Danilo Fuzaro, do Paulistano.

“Esses dois jogos fora de casa são fundamentais para a nossa campanha nas Eliminatórias. Já estamos classificados para a segunda fase. Respeitamos Uruguai e Colômbia, mas queremos voltar para casa com duas vitórias, já que a campanha dessa fase inicial é levada para a segunda. Chegar 100% contra EUA, Porto Rico e México é importante pensando na vaga no Mundial. Vamos trabalhar para seguir com essa sequência de vitórias”, explica o técnico Gustavo De Conti.

Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 seleções das Américas foram separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma.

Líder do Grupo B, o Brasil chega à última rodada da janela classificado, assim como o Uruguai. Chile e Colômbia lutam pelo último posto. O chaveamento da segunda fase das Eliminatórias também já está definido, com Estados Unidos, Porto Rico e México garantidos.

Benite convocação seleção brasileira masculina de basquete Eliminatórias Copa do Mundo 2023
Benite jogando no Pedrocão (Foto: Divulgação/FIBA)

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Assim, teremos jogos de ida e volta entre Brasil e México, Estados Unidos e Porto Rico. Após o fim dos duelos, os três primeiros mais o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Convocados

Armadores
Elinho – São Paulo FC
Rafa Luz – Bilbao Basket-ESP
Marcelo Huertas – Lenovo Tenerife-ESP

Alas-Armadores
Georginho – SESI Franca
Gui Deodato – Minas Tênis Clube

Alas
Danilo Fuzaro – Paulistano
Rafael Munford – Pinheiros

Alas-pivôs
Gabriel Jaú – Bauru Basket
Rafael Mineiro – Flamengo
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – São Paulo FC
Renan Lenz – Minas Tênis Clube

Pivôs
Lucas Mariano – SESI Franca
Wesley Castro – Mogi das Cruzes

Mais em Basquete