Siga o OTD

Basquete

Na estreia de Gustavinho, Brasil bate o Chile nas eliminatórias da Copa

Seleção vai bem defensivamente, domina rebotes e distribui tocos na vitória por 77 a 53

Caboclo Brasil Basquete Eliminatórias de basquete
Brasil estreia com vitória nas eliminatórias (Twitter/basquetebrasil)

Começou bem o novo ciclo do basquete brasileiro. Na estreia nas Eliminatórias do Mundial 2023 de basquete masculino contra o Chile, o Brasil venceu bem por 77 a 53. O jogo, que foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, marcou, ainda, a primeira partida do técnico Gustavo de Conti, o Gustavinho, no comando da seleção brasileira.

+Raulzinho brilha, porém Wizards é superado pelos Pelicans

A equipe foi muito bem defensivamente e se impôs o tempo inteiro. Foram 53 rebotes contra 31 dos rivais, sendo 17 deles ofensivos. Além disso, a equipe deu seis tocos nos chilenos. Lucas Mariano foi o cestinha com 18 pontos e Bruno Caboclo se destacou com um duplo-duplo de 14 pontos e 13 rebotes.

O caminho para chegar ao Mundial continua neste sábado (27), novamente contra o Chile, às 19, e você acompanha ao vivo aqui pelo OTD.

Yago - Brasil x Chile - Eliminatórias de basquete -  Eliminatórias do Mundial 2023
(Twitter/basquetebrasil)

Eliminatórias para o Mundial de 2023

Além do Chile, o Brasil tem como adversários do Grupo B das Eliminatórias a Colômbia e o Uruguai. Serão dois jogos agora contra os chilenos e os seguintes estão marcados para ocorrem nos dias 25 e 28 de fevereiro, ainda sem local definido. A terceira e última rodada desta primeira fase será entre junho e julho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Há três grupos além do da seleção, que é o B, todos com quatro times. Todos jogam contra todos dentro das respectivas chaves, totalizando seis duelos.

Três de cada avançam e formam dois novos grupos com seis times em cada. Ali, os três primeiros de cada mais o melhor quarto colocado estão classificados para o Mundial de basquete masculino, que será entre 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa.

O Jogo

Os 10 primeiros minutos foram bastante movimentados em Buenos Aires. O Chile começou arrasador nas bolas de três, mas logo a defesa brasileira melhorou. Se o ataque não funcionou da melhor maneira possível, os rebotes ofensivos foram fundamentais. No último lance, o Brasil fez a cesta final e saiu vencendo por 22 a 21. Benite foi o maior pontuador com 7 pontos.

Na sequência, o Brasil se impôs fisicamente. Com muitos tocos e rebotes ofensivos, abriu boa vantagem e abriu ainda mais vantagem, dando a impressão de que iria deslanchar no placar. Nos cinco minutos finais, no entanto, o time passou a cometer faltas bobas e os chilenos tiraram vantagem, indo aos vestiários perdendo por 41 a 35. Caboclo e Benite foram os cestinhas do primeiro tempo com 7 pontos cada.

No terceiro quarto, o Brasil se impôs defensivamente o tempo inteiro. Se não fossem os fraco cinco primeiros minutos ofensivamente, a vantagem seria maior. Caboclo, Cristiano Felício e Lucas Mariano comandaram o time, que limitou o Chile a apenas 8 pontos.

Com um Chile bastante cansado, o Brasil matou o jogo no último período. Gustavinho utilizou boa parte do tempo para promover a estreia de jogadores promissores como Tim Soares, que vem se destacando no basquete em Israel. Gabriel Jaú também foi bem, principalmente defensivamente.

Mais em Basquete