Siga o OTD

Basquete

Com Flamengo, Minas e São Paulo, Champions League confirma participantes

Com Flamengo, Minas e São Paulo representando o Brasil, Champions League das Américas de basquete confirma os participantes para atual temporada

Champions League das Américas de basquete
Divulgação

A bola já sabe quando irá subir pelas Américas. Na tarde desta terça-feira (21), o Conselho da Champions League das Américas confirmou os participantes da competição na atual temporada e definiu o formato. Com a presença de Flamengo, atual campeão, Minas e São Paulo, o torneio continental terá a presença de 12 times e terá início em dezembro de 2021 e o Final 8 será em abril de 2022. A definição dos grupos será feita através de sorteio dirigido em outubro.

-Pepê Gonçalves quer fazer um bom Mundial para começar ciclo com ‘gás total’

Considerando a situação atual devido à pandemia de Covid-19, particularmente na América do Sul, a Diretoria do Champions League das Américas decidiu que a competição será disputada em formato de bolha e cada uma das 12 equipes terá a oportunidade de organizar uma na fase de grupos.

O formato da competição

A terceira temporada da Champions League das Américas terá 36 jogos na fase de grupos e mais 8 jogos na Final 8, num total de 44 jogos. Na fase final, os times se enfrentarão em partidas únicas, com os vencedores avançando para a semifinal e posteriormente para a decisão e disputa do terceiro lugar. Os clubes serão divididos em 4 grupos de 3, com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando para a Final 8. Na primeira semana de outubro, o sorteio oficial será realizado para determinar a fase de grupos e o calendário completo para a terceira temporada. A data e hora do sorteio serão anunciadas nos próximos dias.

O campeão da Champions League das Américas conquistará uma vaga na Copa Fiba Intercontinental 2023. O Flamengo, campeão da competição em 2021, disputará a Copa Intercontinental 2022 da Fiba.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Sete países das Américas serão representados por 12 times: Quimsa, Boca Jrs e Obras Basket, da Argentina; São Paulo, Minas e o atual campeão Flamengo do Brasil; Biguá e Nacional do Uruguai; Universidad de Concepcion, do Chile; Cangrejeros de Porto Rico; Real Estelí de Nicaragua, vice-campeão da segunda temporada; e Edmonton Stingers do Canadá.

Mais em Basquete